Concurso do IBGE. Foto: Reprodução
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara um novo concurso com previsão de quase 37 mil vagas temporárias. A expectativa indica que o edital seja publicado entre o fim de maio e o início de junho de 2026.
A seleção deve ofertar 36.946 oportunidades, após ajuste no número inicial autorizado. As vagas atendem às demandas do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e do Censo da População em Situação de Rua.
Distribuição prevista inclui:
Cada função exige nível de escolaridade específico. O cargo de recenseador pede ensino fundamental completo. As funções de agente censitário e operacional exigem ensino médio. Já o cargo de analista censitário requer nível superior.
O IBGE ainda realiza o processo de escolha da banca organizadora. A definição ocorrerá por meio de pregão marcado para o dia 17 de abril. O órgão conduz processos separados para diferentes cargos, o que pode resultar na contratação de mais de uma instituição.
A previsão atual indica que o edital será publicado entre o final de maio e o início de junho. As provas devem ocorrer por volta do mês de agosto. Os resultados devem começar a sair a partir de outubro de 2026. As contratações estão previstas para iniciar em janeiro de 2027.
O certame seguirá o modelo tradicional do IBGE, com distribuição de vagas em todo o país. A seleção deve atender diferentes regiões, conforme necessidade dos levantamentos estatísticos.
O IBGE já realizou seleções anteriores com grande número de vagas temporárias. Em 2022, o órgão utilizou mais de uma banca organizadora para diferentes cargos. Processos anteriores incluíram provas objetivas com conteúdos como Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos específicos. No último processo seletivo recente, o instituto abriu 9.580 vagas para funções de agente e supervisor, com provas aplicadas em março de 2026.
1
2
4
23:26, 30 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os aprovados iniciarão o curso de formação com previsão para março de 2027. Durante o período, os alunos passarão por treinamento específico para atuação na carreira militar.
A corporação havia informado anteriormente que abriria inscrições ainda em abril, o que não se confirmou até o dia 30.
Os profissionais selecionados atuarão nas Gerências Regionais de Educação, distribuídas em várias regiões do estado, com carga horária de 40 horas semanais.
mais notícias
+