Concurso Guarda Municipal do Recife. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Nos últimos seis anos, o Recife registrou uma redução de mais de 330 guardas municipais, chegando ao menor efetivo da série histórica, com aproximadamente 1.700 profissionais atuando na cidade. Diante desse cenário, a expectativa para o próximo concurso da Guarda Municipal do Recife é de abertura de 300 a 500 vagas, conforme estimativa do sindicato da categoria. O objetivo é recompor o quadro e garantir a segurança de parques, praças e demais equipamentos públicos.
Atualmente, sob a gestão do prefeito João Campos (PSB), a Guarda Municipal conta com aproximadamente 1.700 servidores, o menor contingente desde o início da série histórica registrada. A diminuição de profissionais impacta diretamente na manutenção e segurança de equipamentos e espaços públicos, como parques, praças e outros locais de circulação intensa.
No dia 12 de novembro, guardas civis municipais realizaram uma manifestação para pedir melhorias nas condições de trabalho. A chamada ‘Marcha Azul Marinho’ percorreu as principais avenidas do centro do Recife e contou a participação de guardas de 50 municípios.
Entre as principais reivindicações, a categoria pede o direito ao porte particular, a um plano de cargos e carreira e ao fornecimento de equipamentos estruturais adequados.
Além disso, os manifestantes reclamam de contratações ilegais realizadas por algumas gestões.
O vereador Eduardo Moura, líder do Novo na Câmara Municipal do Recife, foi convidado pela organização da marcha e marcou presença no ato. No âmbito legislativo, ele se comprometeu a seguir apoiando as pautas de interesse da corporação.
“Os guardas são seres humanos e merecem ser protegidos e respeitados. A guarda municipal deve ser armada, tem que ser equipada. Eles são policiais e têm que ser vistos dessa forma. Infelizmente, o Recife é a cidade mais atrasada da região no que diz à questão do armamento. Hoje, somos a única capital do nordeste desarmada”, lamenta Moura.
Apesar de não ser responsabilidade principal dos municípios, a atuação da Guarda Municipal é essencial para políticas de prevenção e fiscalização urbana. Entre as principais atribuições do cargo, conforme o último concurso realizado em 2014, estão:
O último Concurso Guarda Municipal do Recife exigiu:
Os candidatos foram avaliados em etapas eliminatórias, incluindo:
O sindicato da categoria, SINDGUARDAS, mantém pressões para que o novo concurso seja lançado no inicio de 2026, possivelmente no primeiro semestre, com estimativa inicial de 300 a 500 vagas. A recomposição do efetivo é considerada urgente para garantir a segurança e a preservação do patrimônio público na capital pernambucana.
3
4
09:58, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+