O governo brasileiro evitou falar em fraude, mas explicou que não reconheceria a eleição do atual presidente da Venezuela.
27 de dezembro de 2024 às 18:30 - Atualizado às 18:45
Lula e Maduro juntos. Foto: Hugo Barreto
O documento foi assinado por diferentes entidades passando pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra até a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
Em julho, a eleição na Venezuela foi concluída com o anúncio por parte de Maduro de que teria sido o vencedor. A oposição alegou que houve fraude no processo eleitoral.
O governo brasileiro evitou falar em fraude, mas explicou que não reconheceria a eleição enquanto as atas com os resultados não fossem apresentadas.
O documento, publicado nesta quinta-feira (26/12), aponta que uma mudança de postura do governo Lula “fortalece os laços de amizade e cooperação que historicamente unem nossas duas nações”.
Assinada por entidades como Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz (CEBRAPAZ), Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros, a carta afirma que o reconhecimento do Brasil “envia uma mensagem clara de apoio à paz e à estabilidade regional”.
“A política externa brasileira de seu governo, altiva e ativa, tem como um de seus mais importantes eixos a Integração Regional em nossa região, como uma das condições essenciais para uma inserção mais soberana no contexto mundial, conforme o documento Consenso de Brasília, aprovado pelos países sul-americanos por iniciativa de seu governo em maio de 2023”, apontam os movimentos.
2
03:35, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
Ela sustentou que sofreu abalo moral, psicológico e dano à integridade física em razão do atendimento médico.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+