Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VENEZUELA: opositor de Maduro morre em prisão após ter atendimento médico negado

Segundo ONG's, o ativista de 36 anos sofria de diabetes tipo II e problemas cardíacos.

Gabriel Alves

16 de novembro de 2024 às 13:13   - Atualizado às 13:27

Maduro e opositor venezuelano.

Maduro e opositor venezuelano. Fotos: Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

Jesús Martínez Medina, um ativista de 36 anos do partido Vem Venezuela, liderado pela opositora María Corina Machado, faleceu na quinta-feira, 14 de novembro, enquanto estava sob custódia das autoridades venezuelanas. Ele estava detido desde 29 de julho, um dia após as eleições presidenciais marcadas por acusações de fraude que asseguraram a vitória de Nicolás Maduro.

Medina atuou como testemunha eleitoral, conhecidos como "comanditos", no processo de apuração de votos em uma escola no município de Aragua de Barcelona, estado de Anzoátegui.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Negligência médica e condições de saúde

De acordo com organizações de direitos humanos, Medina sofria de diabetes tipo II e problemas cardíacos. Apesar das reiteradas solicitações por atendimento médico, ele teria tido o acesso negado pelas autoridades, mesmo após mobilizações populares nas redes sociais. Sua morte marca o primeiro caso de falecimento de um preso político desde o pleito presidencial.

Zair Mundaray, ex-promotor venezuelano, denunciou na semana passada que Medina havia desenvolvido abscessos em uma perna devido à falta de cuidados médicos adequados. Ele foi transferido para o hospital Luis Razzetti, mas, segundo Mundaray, as autoridades impediram que ele realizasse um exame de ultrassom. Com a piora de sua condição, Medina acabou não resistindo. Mundaray classificou Tarek William Saab, procurador-geral vinculado ao chavismo, como "promotor do terror".

Veja Também

Acusações de crime contra a humanidade

Tamara Suju, presidente do Instituto Casla e advogada especializada em direitos humanos, afirmou que Medina foi submetido a maus-tratos no período de detenção e acusou o regime chavista de crimes contra a Humanidade.

Condenação internacional

Os partidos opositores Justiça Primeiro e Encontro Cidadão repudiaram a morte do ativista. Em nota, o Justiça Primeiro declarou:

"Esse jovem estava apenas lutando pelo retorno da democracia no país e morreu injustamente sob a custódia do regime, somando-se à lista de presos políticos que perderam a vida sob essas condições sem que ninguém seja responsabilizado."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:17, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Brasileiro que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido
Paradeiro

Estudante da USP que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido

Igor de Aguiar recebeu o status de "desaparecido em combate" pelas autoridades ucranianas.

Papa Leão XIV e John Prevost
Tensão

Casa do irmão do papa Leão XIV é alvo de ameaça de bomba nos Estados Unidos

A polícia recebeu a denúncia na noite de quarta(15) e esvaziou casas próximas enquanto equipes faziam buscas na área.

Não há informações oficiais sobre o número total de passageiros que estavam no veículo no momento da ocorrência.
Acidente

Vídeo: ônibus despenca em abismo no sul do Equador e deixa ao menos 14 mortos e 29 feridos

As informações foram divulgadas pelo Serviço Integrado de Segurança ECU911, responsável pelo atendimento a ocorrências no país. De acordo com o órgão, o acidente aconteceu no setor de Molleturo.

mais notícias

+

Newsletter