01 de novembro de 2024 às 18:15 - Atualizado às 18:29
Polícia Nacional da Venezuela ameaça o Brasil através de publicação com imagem de Lula . Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nesta sexta-feira, 1 de novembro, o Itamaraty criticou a publicação feita no Instagram da Polícia Venezuelana que estava fazendo ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a diplomatas brasileiros. O Itamaraty, em nota, informou estar "surpreso" com o tom ofensivo usado nas mensagens.
“O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais”, disse o Itamaraty em nota.
Na postagem feita na quinta-feira, 31 de outubro, a Polícia Venezuelana publicou uma foto de Lula com o rosto borrado com uma mancha preta, a bandeira do Brasil ao fundo e uma frase dizendo "Quem se mete com a Venezuela se dá mal". As ameaças se deram após o Brasil ter vetado a entrada da Venezuela no BRICS, mesmo o psís tendo o apoio da Rússia.
“A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”, acrescentou ainda o texto.
O Itamaraty afirmou que o Brasil sempre defendeu a não-intervenção de países estrangeiros na Venezuela e que respeita sua soberania.
“O governo brasileiro segue convicto de que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo”, finalizou o texto.
O governo Maduro chamou de volta o embaixador da Venezuela no Brasil para esclarecimentos, após as declarações do assessor especial de Lula para assuntos internacionais.
O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais.
A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo.
O Brasil sempre teve muito apreço ao princípio da não-intervenção e respeita plenamente a soberania de cada país e em especial a de seus vizinhos.
O interesse do governo brasileiro sobre o processo eleitoral venezuelano decorre, entre outros fatores, da condição de testemunha dos Acordos de Barbados, para o qual foi convidado, assim como para o acompanhamento do pleito de 28 de julho.
O governo brasileiro segue convicto de que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo.
4
04:23, 08 Dez
27
°c
Fonte: OpenWeather
A decisão judicial foi baseada na ausência de justificativas médicas para a não imunização das crianças, conforme informou o Ministério Público.
Ao analisar o pedido de Habeas Corpus, o ministro do STF ressaltou que as medidas alternativas à prisão não seriam suficientes para garantir os objetivos legais.
O evento, ocorrido na Uninassau, marcou a conclusão de capacitações nas áreas de Inclusão Digital, Gastronomia, Inteligência Emocional e Empreendedorismo Social
mais notícias
+