Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paraguai e Argentina classificam CV e PCC como terroristas mas Brasil segue na contramão

O país paraguaio também aumentou o nível de alerta na fronteira com o Brasil para máximo após a megaoperação nos complexos da Penha e Alemão.

Gabriel Alves

31 de outubro de 2025 às 15:18   - Atualizado às 15:18

Membros de facções criminosas no Brasil.

Membros de facções criminosas no Brasil. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Na quarta-feira, 30 de outubro, o governo do Paraguai decidiu denominar as facções criminosas brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como terroristas. O país também aumentou o nível de alerta na fronteira com o Brasil para máximo.

A decisão acontece dois dias após uma megaoperação nos complexos da Penha e Alemão, no Rio de Janeiro. Cerca de 2,5 mil policiais civis e militares deflagram a ação contra o CV intitulada Operação Contenção, mirando líderes faccionados e deixou mais de 120 mortos.

“Vamos declarar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas. Há razões de sobra para isso, e a medida tem peso e contrapeso”, disse o ministro do Comando de Defesa Nacional do Paraguai, Cíbar Benítez.

Benítez informou ainda que o governo paraguaio vai reforçar o patrulhamento e a vigilância em toda a faixa de fronteira com o Brasil, especialmente na região leste, próxima a Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este: áreas conhecidas pela forte presença do crime organizado.

“O alerta máximo inclui reforço de efetivo, de inteligência e de equipamentos de defesa. É uma ação conjunta das forças policiais e das Forças Armadas”, declarou.

Veja Também

A medida segue o exemplo da Argentina, que já havia anunciado na última terça (28) a inclusão das duas facções no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet). Na ocasião, a ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, classificou as facções como “narcoterroristas” e afirmou que o país monitora brasileiros presos por envolvimento com os grupos.

“Temos 39 brasileiros detidos, sendo cinco do Comando Vermelho e cerca de oito do PCC”, disse Bullrich em entrevista ao canal La Nación+.

De acordo com Bullrich, 39 brasileiros estão em prisões argentinas, sendo cinco são membros do Comando Vermelho e "sete ou oito" faccionados do PCC.

No mês de maio, o governo americano, liderado por Donald Trump, havia pedido a gestão Lula para classificar as duas organizações como terroristas, porém, a solicitação foi negada.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:39, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter