Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Trump estuda classificar PCC como organização terrorista apesar de negativa de Lula

A medida, caso implementada, visa asfixiar economicamente as facções, pois empresas e indivíduos com qualquer vínculo com os grupos criminosos poderiam sofrer bloqueios financeiros e sanções severas.

Ricardo Lélis

29 de maio de 2025 às 17:10   - Atualizado às 17:10

Presidente Donald Trump e o presidente Lula.

Presidente Donald Trump e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal/Divulgação/Casa Branca/Agência Brasil

O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como “organizações terroristas”, apesar da resistência do governo Lula, que se posicionou contra essa tipificação.

Para autoridades norte-americanas, a oposição brasileira não impede que Washington siga com o plano de forma unilateral.

De acordo com um auxiliar de Trump, a visita recente de emissários norte-americanos ao Brasil para discutir o tema com o Planalto foi um “gesto” de diplomacia, mas a falta de acordo não inviabiliza a estratégia dos EUA.

“Os Estados Unidos não dependem do aval de outros governos para decidir se classificam grupos criminosos transnacionais como terroristas. Há autonomia. Para muitas pessoas, organizações ligadas ao narcotráfico levam terror à população diariamente”, afirmou.

A medida, caso implementada, visa asfixiar economicamente as facções. Empresas e indivíduos com qualquer vínculo com os grupos criminosos poderiam sofrer bloqueios financeiros e sanções severas.

Veja Também

Por exemplo, empresas de transporte que operem com as facções seriam punidas imediatamente, como forma de coibir os braços logísticos do narcotráfico.

Outro ponto previsto é a aplicação de penas mais duras e a deportação de traficantes presos em solo americano para o Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot), em El Salvador, considerado uma das prisões mais rígidas da América Central.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil já se manifestou contra a proposta, argumentando que PCC e CV atuam com foco no lucro por meio do tráfico de drogas e armas, e não por motivações religiosas ou de ódio, o que não se encaixaria nos critérios legais de terrorismo da legislação brasileira.

Apesar das divergências sobre a classificação, auxiliares de Trump ressaltam a crescente cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado, com operações conjuntas e canal direto entre autoridades norte-americanas e a Polícia Federal brasileira, além de polícias civis estaduais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:46, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'
Internet

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'

A faça aconteceu enquanto o influenciador reagia a um episódio do programa Pesadelo na Cozinha ao vivo.

mais notícias

+

Newsletter