Pernambuco, 13 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mais de 160 cristãos são sequestrados em ataques a igrejas na Nigéria

O sequestro de domingo é o mais recente de uma série de ataques com motivação religiosa no país.

Portal de Prefeitura

20 de janeiro de 2026 às 16:38   - Atualizado às 16:46

Famílias de Cristãos mortos na Nigéria

Famílias de Cristãos mortos na Nigéria

Mais de 150 cristãos foram sequestrados durante ataques simultâneos a três igrejas no noroeste da Nigéria, segundo informações de parlamentares locais e da Associated Press. O incidente ocorreu no domingo (18) na comunidade de Kurmin Wali, na região de Kajuru, enquanto aconteciam cultos em templos da Igreja Evangélica Vencedora de Todos (ECWA) e da denominação Querubins e Serafins. Uma igreja católica também foi alvo da ação.

Detalhes do sequestro em massa

O deputado estadual Usman Danlami Stingo, que representa a região, relatou que dezenas de pessoas ainda permanecem em cativeiro. Já o reverendo John Hayab afirmou que o número total de sequestrados pode ultrapassar 160 pessoas:

“Até ontem, 177 pessoas estavam desaparecidas, e 11 retornaram. Então ainda temos 168 desaparecidas.”

A polícia do estado de Kaduna divulgou números preliminares mais conservadores e ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques.

Crescente onda de violência religiosa na Nigéria

Ataques a comunidades cristãs são frequentes na Nigéria, país mais populoso da África, onde grupos armados e milícias religiosas atuam principalmente nas regiões norte e central. Os agressores costumam sequestrar fiéis para exigir resgates e espalhar terror em regiões remotas, com presença governamental limitada.

A etnia fulani, de maioria muçulmana, é apontada como responsável por muitos desses ataques. A região norte da Nigéria é a mais afetada por essa onda de violência, e episódios recentes incluem sequestros, assassinatos e destruição de templos.

Veja Também

Repercussão internacional

O sequestro de domingo é o mais recente de uma série de ataques com motivação religiosa no país. A situação já chamou atenção de legisladores americanos e do então presidente Donald Trump, que mencionaram perseguição a cristãos na Nigéria.

Em dezembro de 2025, o governo dos EUA realizou ataques militares em Sokoto, supostamente contra grupos ligados ao Estado Islâmico. Por sua vez, o governo nigeriano rejeitou classificações que descrevem a crise de segurança no país como um “genocídio cristão”.

O caso reforça a necessidade de atenção internacional e políticas de segurança mais efetivas para proteger comunidades vulneráveis no norte da Nigéria.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:55, 13 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula e Javier Milei da Argentina
Levantamento

Pesquisa: mais de 70% dos argentinos desaprovam ataques de Milei a Lula

As declarações ocorreram no início de agosto, quando o presidente argentino participou, em São Paulo, da convenção do PL que oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro.

Cobra venenosa se esconde em capacete.
Perigo

Vídeo: Cobra venenosa se esconde dentro de capacete enquanto jogador treina sem percebê-la

O animal permaneceu escondido durante cerca de uma hora no equipamento e só foi descoberto depois que o adolescente percebeu algo estranho.

Zac Waters dedicou aproximadamente 300 horas à criação.
Tecnologia

Vídeo: Garoto de 13 anos passa férias imprimindo cadeira de rodas 3D para bebê de um ano

Projeto uniu tecnologia, solidariedade e soluções adaptáveis pensadas para acompanhar o crescimento e as necessidades da criança.

mais notícias

+

Newsletter