Gravidez silenciosa: jovem socorrida com cólicas descobre que estava em trabalho de parto Foto: Reprodução
No final de 2024, uma jovem mexicana chamada Carolina Yesenia Lopez Figueroa passou por uma forte crise de dores abdominais e, ao ser socorrida, descobriu que na verdade estava entrando em trabalho de parto.
“Comecei a sentir cólicas muito fortes. Fui ao hospital e lá me fizeram várias perguntas sobre o que eu sentia. Eu disse que a dor era intensa, na parte inferior da barriga. Oito médicos estavam ao meu redor, olhando em completo silêncio para um monitor pequeno. Perguntei, preocupada: ‘O que eu tenho?’. A médica olhou para mim, sem jeito, e disse: ‘Você está grávida’.” Segundo os médicos que a atenderam, ela estava com oito meses de gestação.
A gravidez silenciosa, ou “cryptic pregnancy”, ocorre quando uma mulher não percebe que está grávida até o final da gestação ou o início do trabalho de parto. Muitas vezes, os sintomas comuns da gestação, como aumento de peso, náuseas ou alteração menstrual, não aparecem de forma evidente, confundindo o diagnóstico.
Fatores hormonais, ciclos irregulares ou pouca percepção do corpo podem contribuir para esse fenômeno. Apesar de raro, casos relatados mostram que mulheres podem descobrir a gravidez apenas quando sentem dores intensas ou quando ocorre o parto. O acompanhamento médico é essencial para saúde da mãe e do bebê.
Em meio ao trânsito intenso da BR-101, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, a nutricionista Nathalie Fagundes Targino deu à luz à filha, Maria Teresa, dentro do carro da família (Veja vídeo abaixo). O parto aconteceu por volta das 17h35 da quarta-feira, 25 de junho, com o apoio do marido, Matheus Targino, e da vizinha, Janaína Sales.
“Foi algo bem inusitado, porque, na hora, no início, eu fiquei em choque. Vi que ela estava bem e agradeci muito a Deus por aquele momento, porque eu tinha muito receio de acontecer alguma coisa, de passar mal […]. Tinha ficado bem tensa quanto a isso, mas, depois que eu vi que ela estava bem, aí eu descansei”, relatou a mãe da bebê ao g1.
O casal, que mora no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, havia planejado o parto no Centro de Parto Normal (CPN) de Jaboatão dos Guararapes, a cerca de 30 quilômetros de casa. Nathalie estava na 39ª semana de gestação e passou o dia com contrações, monitorada à distância pelo marido por meio da câmera da babá eletrônica.
2
19:31, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
mais notícias
+