Rodrigo + Bárbara Monumento Estelita - Foto Breno César
A paisagem urbana de Pernambuco está prestes a ganhar novas camadas de memória e tecnologia. O projeto Monumentos Virtuais abriu oficialmente as inscrições para sua segunda chamada pública, com o objetivo de selecionar dez obras inéditas de videoperformance criadas por artistas e agentes culturais residentes em territórios periféricos do estado.
Com o incentivo do Funcultura, o projeto busca subverter o conceito tradicional de monumentos físicos, dando voz e visibilidade a narrativas que historicamente ficaram à margem do espaço público. A proposta é conectar o corpo, a cidade e a dissidência através de ferramentas digitais, criando uma galeria urbana híbrida.
Os dez artistas selecionados receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 900 para a produção de suas obras. Além do suporte financeiro, o projeto oferece uma etapa formativa robusta em formato de Ensino a Distância (EAD), permitindo que artistas de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, participem da jornada.
As obras finais serão integradas à plataforma digital do projeto e "instaladas" nos territórios de origem dos artistas por meio de lambes e stickers geolocalizados. Ao escanear esses códigos, o público terá acesso direto à obra virtual no ambiente físico.
Alexandre Salomão, diretor geral do projeto, destaca que a iniciativa vai além da exposição:
"Os cinco projetos que mais se destacarem receberão dois anos de hospedagem e domínio gratuitos. Também teremos oficinas para que o artista aprenda a construir sua própria plataforma e monetizar sua arte online, com integração de marketplace".
A etapa de formação do Monumentos Virtuais abordará conteúdos essenciais para o mercado artístico contemporâneo, como:
O projeto já consolidou sua relevância em uma edição anterior voltada para a comunidade LGBTQIAPN+ e, agora, expande seu olhar para as periferias geográficas e simbólicas do estado.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho através de formulário online. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 18 de junho, com o início imediato das atividades formativas.
Serviço:
Esta é uma oportunidade estratégica para artistas que desejam profissionalizar sua presença digital e ocupar a cidade com novas formas de expressão política e poética.
1
20:33, 09 Jun
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nas últimas semanas, rumores sobre uma eventual despedida da televisão ganharam força, principalmente após movimentações do comunicador durante as férias.
Formada por Kim (voz e violão), Júlio Cezar (baixo) e Guilherme Morgado (bateria), a banda celebra 37 anos de estrada levando ao palco um repertório diversificado.
Realizado em parceria com a Fundarpe, o evento, com início às 18h, acontece na Casa Capiba, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife.
mais notícias
+