Evento terá três dias de atividades, enquanto os artistas e locais da programação serão anunciados nas próximas semanas.
15 de agosto de 2026 às 12:35 - Atualizado às 13:21
MIMO Festival traz três dias de shows por toda a cidade histórica. Foto: Arquimedes Santos/PMO
O MIMO Festival voltará a ocupar Olinda em 2026. A nova edição será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro, com programação gratuita. As datas foram divulgadas nas redes sociais oficiais do evento.
Será o segundo ano consecutivo do festival na cidade desde a retomada de 2025, quando o MIMO retornou ao município onde nasceu após sete anos fora do calendário local.
A lista de artistas e os espaços das atividades ainda não foram anunciados. Segundo a organização, a programação completa será apresentada em breve. O circuito também passará pelo Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de setembro.
Criado em Olinda há 22 anos, o MIMO combina música, patrimônio, cinema e ações educativas. O festival já passou por 14 cidades, reuniu mais de dois milhões de pessoas e recebeu cerca de quatro mil músicos em mais de 600 concertos.
A trajetória inclui apresentações de Herbie Hancock, Pat Metheny, Buena Vista Social Club, Chick Corea, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Tom Zé e Ibrahim Maalouf.
O retorno do MIMO a Olinda aconteceu entre 12 e 14 de setembro de 2025. Segundo a Prefeitura de Olinda, mais de 40 atividades gratuitas foram distribuídas por igrejas, praças e ruas do Sítio Histórico.
Na abertura, Lionel Suarez se apresentou no Seminário de Olinda, enquanto Edu Lobo levou seu repertório à Igreja da Sé. A Praça do Carmo recebeu Anne Paceo, Nadejda, Votia e o Cordel do Fogo Encantado, responsável pelo encerramento da primeira noite.
No sábado, a agenda reuniu Samy Thiébault, o grupo Delgrès, Juliana Linhares e o pianista cubano Roberto Fonseca. A edição também promoveu oficinas, debates e sessões de cinema no Conservatório Pernambucano de Música, no Convento de São Francisco, na Igreja da Sé e no Teatro Fernando Santa Cruz. Horários, palcos e atrações de 2026 serão publicados nos canais oficiais do MIMO.
1
2
04:08, 15 Out
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exposições, encontros e debates conectam produção artística, ancestralidade e território em atividades presenciais e virtuais.
Acervo digital reúne esculturas, murais e monumentos de diferentes regiões e permite que o público indique novos trabalhos.
Programação inclui representantes de diferentes polos de produção artesanal pernambucana, gastronomia e música durante dois dias.
mais notícias
+