Pernambuco, 17 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inverno 2025 começa com clima instável, frio intenso e risco de geada no Brasil

Neste ano, o país não será influenciado pelos fenômenos climáticos El Niño ou La Niña, o que coloca o Brasil em um padrão de neutralidade climática.

Isabella Lopes

20 de junho de 2025 às 16:44   - Atualizado às 16:49

Pessoas agasalhadas.

Pessoas agasalhadas. Foto: Reprodução/ Internet

O inverno de 2025 teve início oficialmente nesta sexta-feira, 20 de junho, e já apresenta um cenário de clima instável e sensação de frio mais intensa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste ano, o país não será influenciado pelos fenômenos climáticos El Niño ou La Niña, o que coloca o Brasil em um padrão de neutralidade climática. Essa condição aumenta a imprevisibilidade e exige atenção redobrada, principalmente em áreas mais vulneráveis.

O meteorologista Olívio Bahia, em entrevista ao Jornal da CBN, explicou que a ausência dos dois fenômenos climáticos gera uma situação considerada “normal” para o período, com pouca chuva e temperaturas mais baixas. No entanto, após dois anos seguidos de calor extremo, o frio tende a ser sentido de forma ainda mais acentuada.

“Teremos pouca chuva e temperaturas baixas, o que é típico do inverno. Mas, após dois anos extremamente quentes, a sensação de frio deve ser ainda mais evidente”, afirmou o especialista.

Geada ampla e possibilidade de neve no Sul

As previsões para os próximos dias indicam episódios de geada em várias regiões do país, com destaque para o Sul, o Centro-Oeste e partes do Sudeste. Uma frente fria intensa pode causar geada em diversos estados, alcançando até o Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. Em relação ao Sul, o meteorologista apontou que existe até mesmo uma pequena chance de neve no Rio Grande do Sul já na próxima semana, o que reforça a intensidade da massa de ar frio que se aproxima.

Risco de onda de calor é considerado baixo

Ao contrário do que ocorreu nos últimos dois anos, marcados por recordes de temperatura, o risco de ondas de calor neste início de inverno é baixo. Olívio Bahia ressaltou que o país entra em uma fase mais próxima da média histórica de temperaturas para o período. Isso não elimina totalmente a chance de picos de calor, mas torna os episódios menos frequentes e intensos.

Chuvas persistem no Sul e exigem vigilância

Apesar do avanço da frente fria, a chuva ainda preocupa no Rio Grande do Sul, estado que tem enfrentado diversos transtornos provocados por temporais recentes. A previsão indica que as chuvas só devem cessar neste sábado, mas voltam já na segunda-feira com a chegada de um novo sistema frontal.

“É uma situação que exige vigilância constante, especialmente com as populações mais vulneráveis ao frio”, alertou Olívio.

Tempo seco e baixa umidade preocupam o Centro-Oeste e o Sudeste

Enquanto o Sul enfrenta o excesso de chuva, outras regiões do Brasil vivem o início de um período de ar seco e baixa umidade. As áreas mais afetadas incluem o Centro-Oeste, o interior do Nordeste, o Sudeste e até partes da Amazônia meridional. O meteorologista explica que esse cenário favorece o aumento de queimadas, compromete a qualidade do ar e pode provocar problemas respiratórios e alérgicos em boa parte da população.

“A tônica daqui para frente é o ar seco, com baixa umidade e aumento do número de queimadas. A qualidade do ar piora, há mais problemas respiratórios e alérgicos, e a vegetação fica extremamente suscetível ao fogo. É um período crítico”, reforçou o especialista.

O inverno de 2025 se estende até o dia 22 de setembro e será acompanhado de perto por meteorologistas, especialmente devido à instabilidade causada pela ausência dos padrões climáticos tradicionais. O comportamento do tempo ao longo da estação poderá variar bastante de região para região, exigindo atenção constante por parte da população e dos órgãos de monitoramento.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:16, 17 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PRF prende três pessoas em flagrante com carros roubados no Recife e placas clonadas
Ocorrência

PRF prende três pessoas em flagrante com carros roubados no Recife e placas clonadas

Os veículos eram roubados na RMR, e depois de adulterados e clonados, eram  negociados por valores muito abaixo do mercado e levados para o interior do Estado.

Em Paulista, enteado mata padrasto com espeto de churrasco no pescoço
Morte

Em Paulista, enteado mata padrasto com espeto de churrasco no pescoço

Informações de testemunhas, relatam que ambos viviam em constante discussão devido ao comportamento do acusado, que seria usuário de drogas.

Arlindo Cruz.
Doença

Esposa de Arlindo Cruz revela que cantor não responde mais a estímulos

O músico, referência no samba brasileiro e ex-integrante do grupo Fundo de Quintal, teve sua rotina e vida completamente alteradas após o AVC.

mais notícias

+

Newsletter