23 de abril de 2025 às 10:24 - Atualizado às 10:24
Ciclone extratropical. Foto: Pixabay/Ilustração
Um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no Paraguai deve se deslocar em direção ao centro-sul do Brasil entre esta quinta-feira, 24 de abril e sexta-feira, 25, provocando temporais em pelo menos quatro estados, segundo previsão da Climatempo. A instabilidade será reforçada pelo avanço de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, além da formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Região Sudeste.
A partir desta quarta-feira (23), as primeiras áreas atingidas pelas chuvas intensas serão as do oeste de Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira, a instabilidade se intensifica e se espalha para o centro-sul e o leste do estado, além de alcançar o Paraná, o norte de Santa Catarina, especialmente nas regiões próximas ao Paraná e todo o estado de São Paulo.
A previsão aponta risco de formação de linhas de instabilidade, sobretudo no Paraná e em São Paulo, com potencial para ventos intensos e queda de granizo. As rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h nesses estados, o que eleva o risco de danos estruturais e quedas de árvores.
Na sexta-feira, a tendência é de diminuição das chuvas na Região Sul e em Mato Grosso do Sul. No entanto, o tempo instável permanece sobre São Paulo, com expectativa de acumulados significativos de precipitação, sobretudo nas faixas leste e norte do estado, incluindo a capital.
A Climatempo alerta para a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de encosta, devido ao volume elevado de chuvas previsto para o período. Há também o risco de queda de galhos e árvores por conta dos ventos fortes. A população das áreas afetadas deve manter atenção redobrada e acompanhar os avisos da Defesa Civil.
2
3
4
14:21, 13 Jun
29
°c
Fonte: OpenWeather
O informe hidrológico foi publicado na manhã desta quinta-feira, 5 de junho, nas redes sociais da Agência Pernambucana de Águas e Clima.
De acordo com o órgão, a confluência dos ventos em baixos níveis, favorecem a ocorrência da condição climática para as próximas horas.
De acordo com a Agência de Águas e Clima, as precipitações podem iniciar a partir da quarta-feira, 4 de junho.
mais notícias
+