Alertas do Inmet reforçam atenção para impactos do clima em diferentes Estados. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou até as 23h59 de sábado (21) os alertas de chuvas intensas que já estavam em vigor na sexta-feira (20).
A previsão indica possibilidade de acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes e risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos em áreas urbanas e rurais.
Inicialmente previsto para terminar no fim desta sexta, o aviso foi estendido diante da manutenção das condições climáticas favoráveis à formação de temporais.
A orientação é para que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e adote medidas preventivas, especialmente em regiões historicamente vulneráveis.
De acordo com o Inmet, todos os 417 municípios do estado estão sob alerta amarelo, classificado como “perigo potencial”. Esse nível indica possibilidade de chuvas intensas, embora com menor grau de severidade.
Além disso, 138 cidades aparecem também sob alerta laranja, que representa situação de “perigo”, com maior volume de precipitação e risco ampliado de ocorrências como quedas de árvores, cortes no fornecimento de energia e pontos de alagamento.
O cenário mais preocupante envolve 95 municípios incluídos no alerta vermelho, que sinaliza “grande perigo”.
Nessas localidades, a expectativa é de volumes mais expressivos de chuva e maior probabilidade de impactos significativos.
Moradores das áreas classificadas em alerta vermelho receberam mensagens da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado com orientações preventivas.
O aviso alcançou mais de 600 mil pessoas e reforçou recomendações como evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante ventos fortes e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em caso de emergência.
As autoridades também alertam para o risco de deslizamentos em regiões de encosta e para a necessidade de atenção redobrada em áreas próximas a rios e córregos, que podem registrar elevação rápida do nível da água.
O Inmet mantém o monitoramento constante das condições atmosféricas e poderá atualizar os avisos caso haja mudança no cenário. A recomendação é que a população acompanhe os boletins meteorológicos e siga as orientações da Defesa Civil.
Com a prorrogação do alerta, o fim de semana deve ser marcado por instabilidade, exigindo cautela de moradores e autoridades para minimizar possíveis danos causados pelas chuvas intensas.
1
18:24, 21 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
O temporal deve ocorrer de forma passageira, mas pode aparecer em diferentes momentos do dia.
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
mais notícias
+