Pernambuco, 31 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula convoca líderes para conter o avanço da extrema-direita em encontro nos EUA

Segundo comunicados divulgados pelo Planalto, o presidente convidou pessoalmente pelo menos cinco líderes.

Fernanda Diniz

15 de setembro de 2024 às 12:02   - Atualizado às 12:33

Lula na ONU.

Lula na ONU. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Faltando cerca de uma semana para o evento organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Nova York, que ocorrerá no dia 24 de setembro durante a 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O encontro, intitulado como "Em defesa da democracia, combatendo os extremismos" reunirá líderes democráticos e afirma ter o objetivo de proteger as instituições democráticas, com foco principal na extrema-direita. No entanto, o evento enfrenta críticas, já que um dos tópicos discutidos será a garantia de eleições livres globalmente, e Lula está sendo questionado pelo posicionamento considerado brando do Brasil em relação às eleições na Venezuela. As informações são do Correio Braziliense.

Lula está correndo atrás de juntar aliados depois da movimentação internacional de líderes da direita, como o contato entre o presidente argentino Javier Milei, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o ex-presidente dos EUA Donald Trump, que está tentando voltar ao cargo. Além disso, partidos de extrema-direita estão avançando nas eleições na Europa. A reunião, que está sendo organizada pelo Brasil e pela Espanha (com o presidente Pedro Sánchez à frente), começou a ganhar forma em uma conversa entre os dois no Palácio do Planalto, em março de 2024.

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

“Espanha e o Brasil são duas grandes democracias que enfrentam o extremismo, a negação da política e o discurso de ódio alimentado por notícias falsas. Nossa experiência no enfrentamento da extrema-direita, que atua coordenada de forma internacional, nos ensina que é preciso unir todos os democratas do mundo”, declarou Lula após o encontro com Sánchez.

O governo brasileiro ainda não divulgou a programação ou detalhes sobre o formato do evento, nem confirmou quais líderes estarão presentes. Segundo comunicados divulgados pelo Planalto, o presidente Lula convidou pessoalmente pelo menos cinco líderes: os presidentes Joe Biden (Estados Unidos), Emmanuel Macron (França) e Gabriel Boric (Chile), e os premiês Justin Trudeau (Canadá) e Keir Starmer (Reino Unido). Além de Pedro Sánchez, que também atua na organização.

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:50, 31 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Temporada de Cruzeiros em Pernambuco.
Turismo

Temporada de cruzeiros começa no Brasil com aumento de 24% na oferta de leitos

A expectativa do Ministério do Turismo e da CLIA (Cruise Lines International Association) é que a operação movimente mais de R$ 4,76 bilhões na economia nacional.

Loja da Chilli Beans.
Solicitação

Chilli Beans pede recuperação extrajudicial para renegociar R$ 340 milhões em dívidas

O plano foi estruturado com a participação do Itaú, da Akron e da Vega, apontados pela empresa como financiadores centrais da operação.

IBGE divulga edital para concurso público.
Oportunidade

Concurso IBGE: edital com mais de 27 mil vagas pode sair na quarta-feira (4)

De acordo com o termo de referência, os candidatos deverão realizar uma prova objetiva composta por 60 questões, com duração de quatro horas.

mais notícias

+

Newsletter