09 de novembro de 2024 às 12:34 - Atualizado às 12:56
Presidente reeleito Donald Trump Foto: Reprodução Rede Social
Com a vitória do republicano Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, que assumirá a Casa Branca de 2025 a 2029, abre-se o caminho para que ele faça nomeações de magistrados conservadores alinhados com sua visão para as cortes federais.
Em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, o agora presidente reeleito Trump nomeou 234 juízes para o sistema judiciário americano, incluindo três para a Suprema Corte e foi com essas indicações que ele conseguiu estabelecer uma maioria conservadora firme.
Com o Partido Republicano tendo o maior controle do Senado, Trump terá nova chance de preencher novas vagas que devem surgir nos próximos anos.
Segundo o site Conexão Política, há rumores sobre a possível aposentadoria dos juízes conservadores Samuel Alito e Clarence Thomas da Suprema Corte dos EUA. Como os magistrados têm cargos vitalícios, eles podem optar por se aposentar. Caso isso aconteça, Trump teria a chance de nomear dois novos juízes mais jovens, o que poderia garantir uma maioria conservadora na Corte por décadas.
Atualmente, 47 vagas estão abertas no judiciário federal e mais 20 previstas nos próximo anos. Espera-se que Trump continue nomeando juízes que defendem a interpretação "originalista" da Constituição, favorecendo decisões conservadoras, como a proteção do porte de armas e restrições ao aborto.
Além disso, com 247 juízes próximos da aposentadoria, Trump pode ter a chance de fazer quase 300 novas nomeações, remodelando ainda mais o sistema judiciário dos Estados Unidos.
3
12:12, 07 Dez
29
°c
Fonte: OpenWeather
As novas regras incluem a modificação nos critérios de elegibilidade, como a atualização dos limites de renda e novos requisitos para quem pretende acessar o benefício.
A atualização regular dos cadastros e o uso do cruzamento de dados contribuirão para a maior eficiência do programa.
Ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) alega que a plataforma contratava empregados sob a aparência de trabalhadores autônomos, para evitar esse reconhecimento e os direitos trabalhistas.
mais notícias
+