Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF decide liberar homem preso com mais de 300g de maconha

A justificativa para a prisão preventiva do traficante foi considerada muito ampla e sugeriu que o juízo de primeira instância adote outras medidas cautelares que considerar apropriadas.

Fernanda Diniz

09 de julho de 2024 às 17:01   - Atualizado às 17:04

Ministro Gilmar Mendes do STF.

Ministro Gilmar Mendes do STF. Ministro Gilmar Mendes do STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu anular a prisão preventiva de um jovem de 19 anos, detido com 334 gramas de maconha.

Mendes argumentou que a justificativa para a prisão preventiva do traficante foi considerada muito ampla e sugeriu que o juízo de primeira instância adote outras medidas cautelares que considerar apropriadas.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Inicialmente, o juiz de primeira instância considerou a prisão preventiva necessária devido à "gravidade acentuada" do crime, argumentando que o tráfico de drogas poderia motivar a prática de outros delitos. A decisão destacou preocupação com a possibilidade de que a liberdade, mesmo com medidas cautelares, pudesse incentivar a continuidade das atividades criminosas.

A defesa do acusado alega que a fundamentação do juízo foi genérica e inerente ao tráfico de drogas. Desse modo, Gilmar Mendes concordou com o argumento e contestou a sentença, afirmando que a alegação do juiz "é baseada em generalidades e não é respaldada por elementos que vão além das circunstâncias específicas do crime".

Além disso, o ministro observou que o homem possui trabalho lícito e residência fixa, e não há qualquer dado que aponte seu envolvimento em outros crimes ou que ele faça parte de uma organização criminosa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:52, 28 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministros do STF.
Definição

STF decide, por maioria, contra prorrogação da CPMI do INSS

A maior parte foi formada pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.  

Prédio do STF.
Situação

STF é evacuado às pressas após alarme disparar por suspeita de vazamento de gás

Segundo a assessoria da imprensa da Corte, o vazamento teria ocorrido na copa do terceiro andar do edifício-sede, onde está localizado o gabinete da presidência.

Ministro do STF André Mendonça e presidente do Senado Davi Alcolumbre.
Definição

Mendonça acata recurso e ordena que Alcolumbre prorrogue CPMI do INSS

Na decisão, o ministro do STF disse que o pedido de prorrogação preenche os requisitos legais e não pode ignorado pelo presidente do Senado.

mais notícias

+

Newsletter