Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado do PT pede a Moraes inquérito contra Tarcísio após falas contra STF no 7 de Setembro

Rui Falcão já havia pedido anteriormente que o passaporte do governador de São Paulo fosse apreendido por conta de sua atuação para a aprovação da anistia dos envolvidos no 8 de janeiro.

Ricardo Lélis

09 de setembro de 2025 às 17:06   - Atualizado às 17:06

Deputado federal Rui Falcão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Deputado federal Rui Falcão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados e Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O deputado Rui Falcão (PT-SP) pediu na segunda-feira, 8 de setembro, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de inquérito contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelos crimes de coação no curso do processo, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A representação foi protocolada após as declarações do governador durante os atos realizados no último domingo (7), em defesa de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

No discurso proferido, Tarcísio disse que "ninguém aguenta mais a tirania de Moraes" e que "não vai aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem o que fazer".

O pedido foi encaminhado a Moraes, porque o ministro exerce a relatoria do processo sobre a trama golpista. O ministro poderá arquivar o pedido ou enviá-lo à Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Entre os argumentos apresentados, o deputado disse que as declarações do governador pretendem incentivar a desobediência às decisões do STF e intimidar os ministros em meio ao julgamento sobre a trama golpista.

Veja Também

“As falas ocorreram durante ato político em defesa da anistia para Jair Bolsonaro e seus aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Assim, a declaração de Tarcísio não é isolada, mas parte de uma estratégia de deslegitimação do Judiciário e de preparação para a impunidade via anistia, o que reforça o aparente caráter ilícito da manifestação”, diz o deputado.

O parlamentar também acrescentou que o discurso não pode ser entendido como liberdade de expressão.

"O uso da palavra ditador para qualificar um ministro do STF não é crítica dura ou retórica política: é agressão institucional, que procura deslegitimar decisões judiciais e instigar a percepção de que devam ser descumpridas. É gravíssimo que tal declaração parta de quem detém responsabilidade de governar o maior Estado da federação”, completou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:59, 01 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jorge Messias e Lula.
Formalizado

Lula torna oficial ao Senado indicação do pernambucano Jorge Messias para vaga no STF

A vaga foi aberta após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. O governo já havia anunciado a escolha de Messias em novembro do ano passado.

Ministro do STF Flávio Dino
Decisão

Dino vê falta de transparência em emendas de senador à fundação da Lagoinha e determina investigação

Em publicação nas redes sociais, Carlos Viana disse que é alvo ataques por ter atuado como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS.

Eduardo Bolsonaro em evento nos EUA.
Ordem

Moraes manda defesa de Bolsonaro explicar fala de Eduardo sobre suposto acesso a vídeo

A medida foi tomada após o ex-deputado afirmar que enviaria ao seu pai a gravação da participação dele em um evento de políticos de direita nos Estados Unidos.  

mais notícias

+

Newsletter