Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CPI do Crime Organizado: senador do PT é escolhido presidente da comissão

O colegiado será composto por 11 parlamentares titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.

Ricardo Lélis

04 de novembro de 2025 às 16:45   - Atualizado às 16:45

Senador do PT, Fabiano Contarato.

Senador do PT, Fabiano Contarato. Foto: Reprodução

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira, 4 de novembro, presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado.

A comissão irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.

Nas redes sociais, Contarato destacou os 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crime organizado deve ser uma das maiores prioridades do Estado brasileiro.

"Não apenas porque ameaça a paz e o sossego de cada trabalhador e trabalhadora neste país, mas porque corrói as estruturas da nossa democracia, compromete a confiança da população nas instituições e alimenta um ciclo de medo, desigualdade e impunidade", ressaltou o senador.

"Assumo a missão de presidir a CPI do Crime Organizado com humildade e com um compromisso inegociável: investigar com independência, transparência e coragem. Será uma comissão para ir até o topo da cadeia criminosa, para identificar e responsabilizar não apenas os executores, mas também os líderes, financiadores e cúmplices que lucram com a violência e a corrupção."

Veja Também

O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.

Caberá aos senadores investigar o modus operandi (modo de operar) das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”

Agência Brasil

Contarato foi eleito apesar da bancada do PT no Senado Federal não assinar o pedido de abertura da CPI.

A abertura da comissão foi anunciada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, após a operação no Rio de Janeiro que deixou mais de 100 pessoas mortas, sendo quatro policiais.

O requerimento recebeu 31 assinaturas, número superior ao mínimo exigido, mas sem o apoio de:

  • Rogério Carvalho;
  • Beto Faro;
  • Fabiano Contarato;
  • Paulo Paim;
  • Augusta Brito;
  • Humberto Costa;
  • Jaques Wagner; 
  • Randolfe Rodrigues e 
  • Teresa Leitão.
TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:35, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aplicativo de apostas
Proposta

Comissão do Senado aprova projeto que proíbe publicidade e patrocínio de 'bets' no Brasil

A proposição busca frear a rápida expansão desse mercado, que tem gerado preocupação pelo impacto nas finanças e na saúde mental dos brasileiros.

Programa Gás do Povo.
Avanço

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo e texto vai à sanção de Lula

De acordo com o regulamento, a quantidade de recargas gratuitas de 13 kg será de quatro por ano para famílias de duas a três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, será de seis ao ano.

O ministro Alexandre de Moraes e Viviane Barci de Moraes
Bastidores da Política

Senado recebe primeiro pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes por caso Banco Master

Solicitação foi protocolada por cidadão comum e aponta possível conflito de interesses envolvendo contrato milionário do Banco Master com escritório da esposa do ministro do STF.

mais notícias

+

Newsletter