Rodrigo Manga é visto vendendo amendoim na praia. Foto: Divulgação
O afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ganhou um novo capítulo depois que ele foi visto vendendo amendoim em uma praia e exibindo uma placa com pedido de PIX neste domingo, 23 de novembro.
A cena ocorreu dias após a Justiça determinar que ele deixasse o cargo por 180 dias, decisão que integra a segunda fase da Operação Copia e Cola, conduzida pela Polícia Federal. Banhistas reconheceram o político circulando entre as barracas e registraram imagens que rapidamente viralizaram nas redes sociais.
A Polícia Federal solicitou o afastamento do prefeito após identificar elementos que, segundo os investigadores, indicam o envolvimento de pessoas próximas à administração municipal em possíveis esquemas de fraude e lavagem de dinheiro. Entre os presos na etapa mais recente da operação está o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito e suspeito de atuar como lobista em acordos firmados pela prefeitura.
Ainda mais, o afastamento abre espaço para que o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assuma interinamente o comando da administração municipal. A mudança ocorre em um momento sensível para a cidade, que enfrenta questionamentos sobre a gestão dos contratos de serviços públicos de saúde e sobre a atuação de Organizações Sociais (OS) responsáveis por parte do atendimento à população.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação não começou agora. Os agentes aprofundam o caso desde 2022, quando surgiram as primeiras suspeitas de irregularidades em contratos firmados entre o município e uma Organização Social. O acordo tinha como objetivo administrar ações e serviços da rede pública de saúde, mas acabou entrando no radar das autoridades após denúncias de possíveis fraudes e movimentações irregulares de recursos.
Anteriormente, em abril deste ano, a primeira fase da Operação Copia e Cola já havia colocado o prefeito no centro das investigações. Naquela etapa, a PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e da Bahia. Em Sorocaba, os agentes estiveram na sede da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde, no gabinete de Rodrigo Manga e na casa do ex-secretário de Saúde Vinicius Rodrigues, também investigado no caso. A operação incluiu ainda buscas no Diretório Municipal do Republicanos.
1
2
3
17:59, 08 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Ao discursar para a base do partido, o presidente incentivou a aproximação com os fiéis e destacou a importância de conversar diretamente com esse segmento da população.
O parlamentar destacou as limitações físicas que enfrentou após o procedimento e afirmou que o momento exigiu reflexão sobre dores, mobilidade e rotina após intervenções médicas.
A declaração ocorreu em uma cerimônia voltada à entrega de equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das ações do Novo PAC Saúde, em Salvador, na Bahia.
mais notícias
+