Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito de Sorocaba é afastado do cargo durante operação da PF que investiga fraudes na Saúde

O gestor municipal, que cumpre agenda em Brasília nesta semana, comentou o afastamento por meio das redes sociais.

Ricardo Lélis

06 de novembro de 2025 às 11:10   - Atualizado às 11:10

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Foto: Divulgação

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão judicial nesta quinta-feira, 6 de novembro, durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal. O vice-prefeito, Fernando Neto (PSD), assumirá interinamente a administração municipal.

A decisão atendeu a um pedido da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades em contratos da área da Saúde em Sorocaba. Duas pessoas foram presas na ação, entre elas o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito, apontado como suspeito de atuar como lobista e de lavar dinheiro em diversos contratos firmados pela prefeitura.

Rodrigo Manga, que cumpre agenda em Brasília nesta semana, comentou o afastamento por meio das redes sociais. A Câmara Municipal de Sorocaba também já foi notificada sobre a decisão judicial.

"Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o congresso, os deputados me receberam super bem, falando: 'Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí'. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra", publicou em suas redes sociais.

Veja o vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Operação

Rodrigo Manga já havia sido alvo na primeira fase da mesma operação, realizada em abril deste ano. Na época, agentes federais cumpriram 28 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados de São Paulo e Bahia. A operação tem como alvo uma organização criminosa que, segundo as investigações, atuava por meio de fraudes em contratos com o poder público.

Veja Também

Em Sorocaba, interior paulista, os policiais federais estiveram na sede da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde, no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, na residência dele e também no Diretório Municipal do partido Republicanos. Os agentes também cumpriram mandados na casa do ex-secretário de Saúde da cidade, Vinicius Rodrigues.

A Polícia Federal revelou que a investigação começou em 2022, após surgirem suspeitas de irregularidades em contratos assinados entre a prefeitura e uma Organização Social (OS). O acordo previa a gestão de ações e serviços públicos de saúde no município.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:07, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Relatório que envolvia Lulinha e ex-ministros de Lula e Bolsonaro é rejeitado pela CPMI do INSS
Vídeo

PF pede abertura de terceiro inquérito contra Lulinha por suspeita de tráfico de influência

A nova investigação apura suspeitas de possíveis favorecimentos a empresas parceiras dele dentro do governo federal.

Ex-líder do governo Jaques Wagner e ex-sócio do Banco Master, Augusto Ferreira Lima.
Investigação

Relatório da PF aponta 74 ligações entre Jaques Wagner e ex-sócio do Banco Master

O documento indica que senador e empresário conversaram por mais de cinco horas entre novembro de 2023 e maio de 2025.

Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Justiça

André Mendonça autoriza inquérito sobre repasses de Daniel Vorcaro ao filme 'Dark Horse'

Investigação da Polícia Federal vai apurar recursos destinados à produção do filme do ex-presidente e suposto envio de dinheiro para Eduardo Bolsonaro.

mais notícias

+

Newsletter