Raquel Lyra e João Campos lado a lado Foto: Ricardo Stuckert/PR
O tabuleiro político de Pernambuco entra em uma fase de definições estratégicas com a divulgação de duas importantes pesquisas eleitorais agendadas para esta semana. Os levantamentos, registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prometem ser o principal assunto nas rodas políticas e redes sociais, oferecendo um retrato atualizado das intenções de voto dos pernambucanos para os cargos de Governo e Senado nas Eleições de 2026.
Com metodologias que variam entre abordagens quantitativas e grandes amostragens domiciliares, os institutos buscam captar o sentimento do eleitor após um período de intensas articulações partidárias e trocas de legendas.
A primeira pesquisa a ganhar o espaço público é a do Instituto Veritá (Registro PE-07960/2026). Com divulgação prevista desde quarta-feira, 1º de maio de 2026, o levantamento ouviu 2.010 eleitores em diversas regiões do estado. O diferencial deste estudo é a utilização do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), que garante uma distribuição rigorosa da amostra de acordo com a densidade demográfica de cada município sorteado.
Com uma margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais, a pesquisa do Veritá foi realizada com recursos próprios, um movimento comum de institutos que desejam estabelecer índices de referência independentes. O questionário aplicado abordou tanto a avaliação das gestões atuais quanto a intenção de voto estimulada, onde os nomes dos prováveis candidatos são apresentados aos entrevistados.
Já na quarta-feira, dia 6 de maio de 2026, será a vez do Instituto DataTrends (Registro PE-05320/2026) revelar seus números. Este levantamento chama a atenção pela sua magnitude: foram 4.000 entrevistas presenciais realizadas entre o final de abril e o início de maio.
Devido ao tamanho expressivo da amostra, a margem de erro é uma das menores registradas recentemente em Pernambuco: apenas 1,55 pontos percentuais. Isso permite uma análise muito mais detalhada, inclusive com recortes geográficos que mostram como os pré-candidatos pontuam na Região Metropolitana, no Agreste e no Sertão.
O DataTrends focou em entrevistas domiciliares, utilizando sistemas de georreferenciamento para garantir a integridade da coleta. "O levantamento de 4 mil nomes oferece uma precisão estatística diferenciada, minimizando discrepâncias e oferecendo um cenário muito próximo da realidade das urnas neste momento", apontam especialistas do setor.
A divulgação desses dados ocorre em um momento crucial. O governo estadual e as forças de oposição monitoram de perto os índices de aprovação e rejeição, que costumam ditar a intensidade das alianças políticas. Para o cargo de Senador, onde a disputa promete ser uma das mais acirradas da história recente do estado, os números servirão para consolidar nomes que hoje circulam como "balões de ensaio".
Ambos os institutos declararam ao TSE que as pesquisas foram financiadas com recursos próprios, reforçando a autonomia dos levantamentos. Conforme determina a legislação eleitoral, as empresas devem anexar em até 24 horas após a divulgação a lista completa dos bairros e áreas pesquisadas, garantindo total transparência ao processo democrático.
1
4
20:52, 04 Mai
27
°c
Fonte: OpenWeather
Para o município, desde a tarde do domingo (3) foram encaminhados 700 colchões, 1400 lençóis, 38 kits de limpeza, 38 kits de higiene e 700 litros de água mineral
Entre as oportunidades disponibilizadas pelo Sine, 39 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).
Mais cedo o Inmet emitiu dois alertas para o estado, um deles de categoria laranja e outro com previsão de instabilidade até a quinta-feira (7).
mais notícias
+