Pernambuco, 29 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Redes sociais ultrapassam TV e se tornam principal fonte de informação política, aponta Quaest

Levantamento divulgado em julho de 2026 mostra que 41% dos entrevistados acompanham política pelas redes sociais, enquanto 36% preferem a televisão.

Portal de Prefeitura

30 de julho de 2026 às 12:15   - Atualizado às 12:21

Foto Ilustração Redes Sociais x TV

Foto Ilustração Redes Sociais x TV Foto: Reprodução/IA

As redes sociais se consolidaram como a principal fonte de informação política para os brasileiros, segundo levantamento divulgado pela Genial/Quaest em julho de 2026. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, plataformas digitais como Instagram, Facebook, X e TikTok superaram a televisão como principal meio utilizado pela população para acompanhar notícias sobre política.

De acordo com os dados, 41% dos entrevistados afirmaram se informar principalmente pelas redes sociais, enquanto 36% apontaram a televisão como principal fonte.

A pesquisa mostra uma mudança significativa no comportamento dos eleitores nos últimos dois anos. Em abril de 2024, a TV liderava com 45% da preferência, contra 35% das redes sociais.

Redes sociais cresceram seis pontos percentuais

O levantamento revela que as plataformas digitais ganharam espaço ao longo do período analisado. Entre abril de 2024 e julho de 2026, a preferência pelas redes sociais cresceu seis pontos percentuais.

Confira a evolução:

  • Abril de 2024: 35%;
  • Dezembro de 2024: 38%;
  • Fevereiro de 2025: 41%;
  • Agosto de 2025: 38%;
  • Abril de 2026: 40%;
  • Julho de 2026: 41%.

Enquanto isso, a televisão apresentou trajetória oposta, caindo de 45% para 36% no mesmo intervalo.

Veja Também

TV perdeu nove pontos desde 2024

Os números da Quaest mostram que a televisão perdeu nove pontos percentuais em pouco mais de dois anos.

A evolução da TV foi a seguinte:

  • Abril de 2024: 45%;
  • Dezembro de 2024: 40%;
  • Fevereiro de 2025: 39%;
  • Agosto de 2025: 33%;
  • Abril de 2026: 33%;
  • Julho de 2026: 36%.

Apesar da queda, a TV continua sendo a segunda principal fonte de informação política no país.

Sites, blogs e rádio mantêm participação reduzida

A pesquisa também analisou outros meios de comunicação utilizados pela população para acompanhar notícias sobre política.

Os sites e blogs registraram 5% da preferência em julho de 2026, mantendo estabilidade em relação aos levantamentos anteriores. O rádio apareceu com 3%.

Já a categoria "outros meios" alcançou 9%, enquanto 5% dos entrevistados afirmaram não buscar informações sobre política.

Mudança no comportamento dos eleitores

Os dados indicam uma transformação na maneira como os brasileiros consomem notícias políticas. O avanço das redes sociais e a redução da participação da televisão mostram que a população tem buscado cada vez mais informações em plataformas digitais, que oferecem atualização em tempo real e maior interação entre usuários e produtores de conteúdo.

A tendência observada pela Quaest acompanha a crescente digitalização do debate público e o aumento do uso das redes sociais como ferramenta de comunicação política no Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:22, 29 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

e-Título.
Comunicação

Zanin determina que Anatel garanta acesso gratuito a sites da Justiça Eleitoral nas eleições

A conexão deverá ser liberada pelas operadoras 72 horas antes dos turnos e 24 horas após a votação.

Pessoa mexendo em aplicativo de bet no celular.
Processo

Bets acionam STF contra MP de Lula que proíbe apostas online no Brasil

O pedido foi enviado ao gabinete do ministro Luiz Fux, que já cuida das ações que discutem as regras desse mercado.

Teste em urna eletrônica.
Verificação

Eleições 2026: TRE-PE realiza Teste de Integridade das urnas eletrônicas no dia da votação

A avaliação permite verificar, em ambiente controlado e simultaneamente ao pleito, se os votos registrados nos equipamentos correspondem exatamente aos votos inseridos durante a auditoria.

mais notícias

+

Newsletter