Pernambuco, 19 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Zanin determina que Anatel garanta acesso gratuito a sites da Justiça Eleitoral nas eleições

A conexão deverá ser liberada pelas operadoras 72 horas antes dos turnos e 24 horas após a votação.

Ricardo Lélis

28 de setembro de 2026 às 21:12   - Atualizado às 21:18

e-Título.

e-Título. (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 28 de setembro, que pessoas com franquia de dados esgotada tenham acesso gratuito aos sites da Justiça Eleitoral durante os dois turnos das eleições.

Com a decisão, o acesso gratuito deverá ser liberado pelas operadoras 72 horas antes dos turnos e 24 horas após a votação.

O ministro determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá garantir o acesso aos domínios oficiais da Justiça Eleitoral, incluindo os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais para que os eleitores possam acessar informações sobre local de votação, justificativa eleitoral, entre outros serviços.

A liberação também vale para o tráfego de dados nos aplicativos oficiais, como o e-Título.

O ministro atendeu parcialmente um pedido de liberação total da franquia de dados aos usuários de internet durante o período eleitoral.

Veja Também

Na semana passada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Partido Verde (PV) entraram com uma ação no STF para garantir acesso à internet móvel para todos os brasileiros, independente do limite da franquia de dados, nas 72 horas que antecedem as eleições. 

As entidades alegaram que a limitação de franquia de dados impede acesso à informação durante o pleito.

Ao decidir a questão, Zanin entendeu que o acesso por meio de velocidade reduzida deve prevalecer sobre o bloqueio total de acesso à internet.

“A impossibilidade de consultar as fontes oficiais e de usar os serviços eleitorais nos dias do pleito não se recompõe depois da votação”, decidiu o ministro.

A Anatel alertou o ministro Zanin que a liberação irrestrita do acesso à internet móvel durante as eleições pode provocar picos de tráfego capazes de interromper a conectividade em aparelhos celulares, em especial na proximidade de zonas eleitorais.

Nesta segunda-feira, um grupo de 12 entidades da sociedade civil pediu ao STF para ingressar como amici curiae no processo que pede garantia de acesso à internet móvel nas eleições. Elas rebatem o argumento da Anatel, alegando que a agência não informou qual seria o real impacto de universalizar o acesso.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:29, 19 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Uso de biometria para votação em urna eletrônica no Brasil
Eleições

Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições; entenda as regras

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 10,99% do eleitorado brasileiro ainda não tem biometria cadastrada por diferentes razões.

Urnas eletrônicas enviadas a Fernando de Noronha.
Serviço

Eleições 2026: TRE-PE e SDS realizam operação para envio de urnas a Fernando de Noronha

A execução do transporte aéreo ficou sob a responsabilidade do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Presidente Lula.
Agenda

Lula participa de ato no Vale do São Francisco com caminhada em Petrolina na terça (20)

A concentração está marcada para as 14h, na Orla II de Juazeiro, em frente ao Vapor do Vinho.

mais notícias

+

Newsletter