A avaliação permite verificar, em ambiente controlado e simultaneamente ao pleito, se os votos registrados nos equipamentos correspondem exatamente aos votos inseridos durante a auditoria.
Teste em urna eletrônica. (Foto: Divulgação)
Os procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas das Eleições 2026 começam no próximo sábado, 3 de outubro, véspera da eleição, com a cerimônia pública de escolha e sorteio das seções eleitorais que participarão dos testes.
A atividade será realizada das 7h às 12h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no térreo da sede do Tribunal, na Avenida Agamenon Magalhães, nº 1.160, Graças, Recife.
No domingo (4), dia da eleição, 25 urnas eletrônicas, correspondentes às seções escolhidas ou sorteadas no dia anterior, serão submetidas ao Teste de Integridade.
O procedimento ocorrerá das 7h às 17h, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, Recife.
O Teste de Integridade permite verificar, em ambiente controlado e simultaneamente à votação oficial, se os votos registrados nas urnas eletrônicas correspondem exatamente aos votos inseridos durante a auditoria.
Duas dessas urnas também participarão do Teste de Integridade com Identificação Biométrica. Durante o procedimento, eleitoras e eleitores poderão ser convidados a participar voluntariamente da verificação. A iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência do processo eleitoral e permitir que o próprio eleitor acompanhe uma das etapas de fiscalização das urnas eletrônicas.
O TRE-PE também está incentivando eleitoras e eleitores que votarão nas seções localizadas no Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes, na Avenida Rui Barbosa, nº 704, Graças, Recife, a participarem voluntariamente do Teste de Integridade com Identificação Biométrica.
A participação é voluntária e faz parte das ações de transparência e fiscalização do processo eleitoral.
Também no domingo (4/10), serão realizados os Testes de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Diferentemente do Teste de Integridade, esse procedimento ocorre na própria seção eleitoral, antes do início da votação, nas urnas das seções escolhidas ou sorteadas no sábado (3/10).
O objetivo é verificar se os sistemas instalados nas urnas eletrônicas correspondem aos sistemas oficiais desenvolvidos, assinados digitalmente e lacrados pela Justiça Eleitoral.
As atividades de auditoria são públicas e podem ser acompanhadas por representantes de partidos políticos, federações e coligações, além de outras pessoas interessadas.
Além disso, todo o procedimento de auditoria realizado na Esmape será gravado por câmeras e transmitido pelo canal do TRE-PE no YouTube.
2
4
20:17, 28 Set
27
°c
Fonte: OpenWeather
A declaração veio a público após o candidato Flávio Bolsonaro, ter acusado a organização de ter ajudado na divulgação de que, se eleito, retiraria a santa o título de padroeira do Brasil.
Em depoimento à PF, Wilker Leão disse que comprou rolos e tinta e contratou cerca de 15 pessoas, a R$ 150 cada, para "revitalizar" o prédio.
Durante a programação, César esteve acompanhado da prefeita Professora Elcione Ramos, do vice-prefeito Amaury Henrique e do candidato ao Senado Eduardo da Fonte.
mais notícias
+