A reunião entre Lula e a monarca abordou diferentes temas de interesse bilateral e internacional. Entre os assuntos, destacou-se a relação entre Brasil e Suécia, que completará 200 anos em 2026.
Lula e Janja com os reis da Suécia. Foto: Ricardo Stuckert.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o rei Carl Gustaf XVI e a rainha Silvia da Suécia em Nova York na segunda-feira, 22 de setembro. Durante a recepção, Lula surpreendeu os monarcas ao servir jabuticabas, fruto típico brasileiro que chamou atenção da rainha, filha de mãe brasileira.
Silvia comentou que a iniciativa do presidente foi um gesto especial. “Eu tenho um pé de jabuticaba em casa. Foi uma surpresa muito bonita a do presidente Lula”, declarou ao deixar a residência oficial da missão brasileira junto à ONU, onde ocorreu o encontro.
A reunião entre Lula e os monarcas suecos abordou diferentes temas de interesse bilateral e internacional. Entre os assuntos, destacou-se a relação entre Brasil e Suécia, que completará 200 anos em 2026.
Também entraram na pauta a situação política e econômica global e a guerra na Ucrânia, ponto recorrente nas conversas multilaterais durante a Assembleia Geral da ONU.
O encontro reforçou os laços entre os dois países, com foco na cooperação histórica e nas perspectivas futuras, especialmente em um cenário de mudanças geopolíticas.
Sílvia (Sílvia Renata Sommerlath) nasceu no dia 23 de dezembro de 1943, na Alemanha, é a esposa e consorte real do rei Carlos XVI Gustavo e Rainha Consorte da Suécia desde 1976. Ela é a primeira rainha consorte sueca de origem não real. Ela é filha do alemãoWalther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo. Sílvia passou parte da sua infância no Brasil, onde estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo.
Ela retornou à Alemanha em 1957 e se formou em interpretação na Universidade de Munique em 1969. Ela trabalhou como intérprete da delegação argentina nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, onde conheceu o então príncipe herdeiro Carlos Gustavo. Eles iniciaram um namoro à distância e se casaram em 19 de junho de 1976, três anos após Carlos Gustavo se tornar rei.
3
09:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+