Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Primeira Mulher toma posse na presidência do Superior Tribunal Militar, após 217 anos

A cerimônia foi no Teatro Nacional de Brasília e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isabella Lopes

12 de março de 2025 às 19:05   - Atualizado às 19:05

Nova presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha.

Nova presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha. Foto: Reprodução/STM

A ministra Maria Elizabeth Rocha tomou posse nesta quarta-feira 12 de março, no cargo de presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Este é o órgão máximo da Justiça Militar da União. Primeira mulher a ocupar o cargo em 217 anos de história do tribunal, a ministra terá mandato de dois anos.

A cerimônia de posse foi no Teatro Nacional de Brasília e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira-dama, Janja da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckimin, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de diversas autoridades dos Três Poderes também estiveram presentes.

Ao transmitir o cargo para Elisabeth Rocha, o ex-presidente do STM, Francisco Joseli Parente Camelo, destacou que, pela primeira vez, o tribunal terá uma mulher no comando da Corte.

"Isso é extremamente significativo para Justiça Militar da União, como para todo o Poder Judiciário e para o Brasil. Para mim, é uma honra muito grande transmitir o cargo de presidente do STM à ministra Elisabeth, que há 18 anos atua como ministra desta Corte", afirmou.

Perfil da primeira mulher a tomar posse 

O presidente Lula a indicou para o STM em 2007, durante seu primeiro mandato, e desde então ela integra a corte. Ela é a primeira mulher nomeada para o tribunal militar em 217 anos de funcionamento do órgão.

Veja Também

Entre 2013 e 2015, a ministra chegou a assumir temporariamente a presidência do STM, mas para um mandato-tampão.

Maria Elizabeth nasceu em Belo Horizonte e se formou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A ministra também é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Quinze ministros compõem o STM, incluindo cinco civis e dez militares. Por fim, as cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:46, 25 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026
Eleições 2026

Domingo de decisão: veja onde haverá disputa por presidente, governador e prefeito

A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, com ajustes nos locais que seguem fusos horários diferentes.

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

mais notícias

+

Newsletter