Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor Cleiton Collins propõe lei que barra cachês milionários pagos com dinheiro público

O deputado estadual reforçou que o projeto busca equilibrar o investimento em cultura com as prioridades sociais.

Ricardo Lélis

05 de fevereiro de 2026 às 12:04   - Atualizado às 12:14

Deputado pastor Cleiton Collins quer barrar uso de dinheiro público em shows.

Deputado pastor Cleiton Collins quer barrar uso de dinheiro público em shows. (Fotos: Divulgação e Portal de Prefeitura)

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), em entrevista ao Blog Ponto de Vista, na manhã desta quinta-feira, 5 de fevereiro, defendeu seu projeto de lei que limita os cachês pagos com verbas públicas por governos estaduais e prefeituras.

A proposta estabelece um teto de cerca de 300 salários mínimos por apresentação, com duração máxima de uma hora.

Segundo Collins, a iniciativa busca conter gastos considerados excessivos em eventos financiados com recursos públicos.

O parlamentar afirmou que já alertou a AMUPE sobre o tema e destacou que o presidente da entidade se manifestou recentemente. Ele também convocou os prefeitos para uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o objetivo de fortalecer o debate e ampliar o apoio ao projeto.

O deputado criticou o pagamento de valores milionários por municípios que enfrentam dificuldades financeiras.

Veja Também

“É inadmissível ver prefeituras sem recursos para comprar remédios, melhorar o salário dos professores e atender outras necessidades básicas, enquanto pagam cachês milionários”, afirmou.

Como exemplo, Collins citou o cantor Gusttavo Lima, cujo cachê, segundo publicações recentes na imprensa, pode chegar a R$ 1,5 milhão. Para o parlamentar, esse tipo de gasto não se justifica quando financiado com dinheiro público.

O deputado ressaltou ainda que o valor máximo proposto, equivalente a 300 salários mínimos, representa cerca de 27 anos de trabalho de um cidadão que recebe o piso nacional.

“É muito injusto que um trabalhador precise de quase três décadas para ganhar o que um artista recebe em uma hora de apresentação. Isso reflete a desigualdade do país”, declarou.

Collins também informou que prefeitos de outros estados, como da Bahia, já discutem medidas para conter os altos cachês. Segundo ele, sem um “freio de arrumação”, muitas prefeituras podem, no futuro, não conseguir realizar festas tradicionais, como o São João, devido aos custos elevados.

Por fim, o parlamentar reforçou que o projeto busca equilibrar o investimento em cultura com as prioridades sociais. “Precisamos melhorar escolas, postos de saúde, garantir remédios e médicos. O teto é o mínimo que o Brasil pode fazer para ajudar estados e municípios”, concluiu.

Blog Ponto de Vista

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:07, 25 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Erika Hilton e Duda Salabert têm fotos incluídas em álbum de suspeitos da Policia Civil de PE
Controvérsia

Erika Hilton e Duda Salabert têm fotos incluídas em álbum de suspeitos da Policia Civil de PE

Segundo a deputada do PDT, elas tiveram suas fotos incluídas não por semelhança com a suspeita, mas pelo fato de serem mulheres trans.  

Everton Felipe, Caio Chuva, Carlinhos Bala, Marcone Chaveiro e Flávio Caça-Rato.
Eleições

Influenciadores e ex-jogadores do futebol pernambucano disputam vagas na Alepe e na Câmara Federal

Os nomes já articulam candidatura com discursos voltados à defesa e valorização do esporte no estado.

Flávio Bolsonaro e Lula.
Estudo

Pesquisa Atlas/Bloomberg: Flávio registra 47,6% e Lula 46,6% das intenções de voto no segundo turno

Como a margem de erro é de um ponto porcentual para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente.

mais notícias

+

Newsletter