Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paraná Pesquisas cancela levantamento em Pernambuco que avaliaria Governo, Senado e Presidência

O instituto planejava aplicar perguntas espontâneas e estimuladas para medir o nível de conhecimento dos eleitores sobre cada possível concorrente.

Redação

05 de junho de 2026 às 09:01   - Atualizado às 09:05

Pesquisa Governo de Pernambuco entre João Campos e Raquel Lyra.

Pesquisa Governo de Pernambuco entre João Campos e Raquel Lyra. Imagem: Arte/Portal de Prefetura

Uma pesquisa eleitoral que seria realizada em Pernambuco para medir intenções de voto para o Governo do Estado, Senado Federal e Presidência da República acabou cancelada antes mesmo do início da coleta de dados. A informação foi confirmada pelo diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, ao blog do Jamildo.

O levantamento estava registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tinha divulgação prevista para este sábado, 6 de junho. A pesquisa também avaliaria índices de aprovação administrativa e a percepção dos eleitores sobre as gestões estadual e federal.

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Jamildo, Murilo Hidalgo explicou que o instituto enfrentou dificuldades para cumprir o cronograma inicialmente planejado. De acordo com ele, outras demandas acabaram provocando atrasos que inviabilizaram a realização das entrevistas dentro do período previsto.

A pesquisa aparecia registrada no sistema do TSE sob o número PE-00371/2026. O planejamento previa a realização de entrevistas presenciais entre os dias 3 e 5 de junho com 1.500 eleitores distribuídos em diferentes regiões de Pernambuco.

Na disputa pelo Governo de Pernambuco, o questionário incluía nomes que já aparecem com frequência nas discussões sobre a sucessão estadual. Entre eles estavam a governadora Raquel Lyra (PSD), o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB), Ivan Moraes (PSOL) e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL).

Veja Também

A pesquisa também reservaria espaço para perguntas relacionadas à avaliação da administração estadual. Esse tipo de levantamento costuma ajudar partidos e pré-candidatos a entender melhor o humor do eleitorado e os principais temas que influenciam a opinião pública.

No cenário para o Senado Federal, o instituto pretendia testar diferentes combinações de candidatos. A lista incluía nomes conhecidos da política pernambucana, como Anderson Ferreira (PL), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Dueire (PSD), Humberto Costa (PT), Marília Arraes (PT), Miguel Coelho (União Brasil), Túlio Gadêlha (Rede), Paulo Rubem Santiago (Rede) e Carlos Sant'Anna (Novo).

Os pesquisadores também planejavam aplicar perguntas espontâneas e estimuladas para medir o nível de conhecimento dos eleitores sobre cada possível concorrente. Esse tipo de metodologia costuma apontar tanto a força eleitoral quanto o grau de popularidade dos nomes avaliados.

Já para a Presidência da República, a pesquisa previa analisar diversos cenários. O questionário incluía o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Joaquim Barbosa (Democracia Cristã), Cabo Daciolo (Mobiliza), Augusto Cury (Avante), Hertz Dias (PSTU), Renan Santos (Missão), Rui Costa Pimenta (PCO) e Samara Martins (UP).

Além disso, o instituto planejava medir um eventual cenário direto entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), hipótese que também despertava interesse entre observadores da política nacional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:05, 14 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula, Presidente da República.
Campanha

Lula prepara carta aos evangélicos e cita família, bets e escala 6x1

Segundo o presidente do PT, "o texto estava sendo elaborado e o presidente tinha pedido para revisar várias coisas da proposta, então, estava em formulação".

Presidente Lula.
Medida

TSE determina remoção de conteúdos que associam Lula ao crime organizado

Por unanimidade, ministros decidiram excluir publicações que relacionavam o presidente a facções criminosas sem apresentar contexto factual para sustentar as associações.

Lula promete criar Pé-de-Meia para universitários se for reeleito.
Compromisso

Lula promete criar Pé-de-Meia para universitários se for reeleito

Proposta prevê pagamentos mensais de R$ 700 durante dez meses e depósitos anuais de R$ 2,5 mil para estudantes do ensino superior.

mais notícias

+

Newsletter