PESQUISA MULTIPLA Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) revogar a liminar que havia suspendido a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas e registrada sob o número PE-07611/2026. A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.
Com a nova determinação, o levantamento volta a ter divulgação autorizada e seus resultados passam a integrar o debate político sobre a sucessão estadual de 2026. A pesquisa ganhou destaque por apontar uma mudança no cenário eleitoral, colocando a governadora Raquel Lyra à frente do prefeito do Recife, João Campos, em um dos cenários avaliados.
A suspensão havia sido determinada após representação apresentada pelo MDB de Pernambuco. O partido questionou aspectos relacionados à regularidade da pesquisa, incluindo a capacidade financeira do instituto para custear o levantamento com recursos próprios, a situação cadastral da empresa junto à Receita Federal e informações relacionadas à contratação do estudo.
Após a apresentação de um pedido de reconsideração pelo Instituto Múltipla, o relator analisou a documentação anexada aos autos e concluiu que os elementos apresentados eram suficientes para afastar as dúvidas que haviam motivado a decisão inicial.
Na decisão, o desembargador destacou que o instituto apresentou documentos que demonstram capacidade econômica para realizar o levantamento. Também foram considerados certificados e certidões que comprovam a regularidade fiscal, trabalhista e empresarial da empresa.
Outro ponto analisado foi a relação comercial entre o Instituto Múltipla e o Blog Nill Júnior, frequentemente associado à divulgação de pesquisas eleitorais em Pernambuco. Segundo o entendimento do relator, os esclarecimentos apresentados foram suficientes para justificar a contratação e a divulgação do estudo.
Dessa forma, a Justiça Eleitoral decidiu revogar a medida cautelar anteriormente concedida e autorizou a divulgação dos dados registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a liberação, os números da pesquisa voltaram ao centro das discussões políticas no estado.
No cenário estimulado para o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra aparece com 43% das intenções de voto, enquanto João Campos registra 39%. O levantamento também incluiu Ivan Moraes, do PSOL, que obteve 2%.
Embora a governadora apareça numericamente à frente, a diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que caracteriza empate técnico entre os dois principais pré-candidatos.
Ainda assim, o resultado chama atenção por representar uma mudança em relação a levantamentos anteriores divulgados por diferentes institutos, nos quais João Campos costumava aparecer liderando ou em situação mais confortável na disputa estadual.
A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Raquel Lyra e João Campos.
Nesse cenário, a governadora alcança 44% das intenções de voto, enquanto o prefeito do Recife registra 41%. Assim como no primeiro cenário, a diferença permanece dentro da margem de erro, indicando uma disputa altamente competitiva.
Os números reforçam a percepção de que a eleição para o Governo de Pernambuco em 2026 tende a ser uma das mais disputadas dos últimos anos, colocando frente a frente duas das principais lideranças políticas do estado.
A decisão do TRE-PE encerra, ao menos por enquanto, a controvérsia judicial envolvendo a divulgação da pesquisa. Com a autorização concedida pela Justiça Eleitoral, os dados passam a integrar oficialmente o cenário pré-eleitoral e devem alimentar os debates entre aliados e adversários dos principais grupos políticos pernambucanos.
À medida que a corrida eleitoral avança, novas pesquisas deverão ser divulgadas, servindo como termômetro para medir a evolução das candidaturas e o humor do eleitorado pernambucano diante da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
1
2
4
04:52, 15 Jun
24
°c
Fonte: OpenWeather
A nova unidade de saúde recebeu investimento de R$ 178 milhões e tem capacidade para 213 leitos.
As disputas da Seleção começam neste sábado, 13 de junho. Dias 16 e 24 também haverão partidas.
Vice-presidente da República participou da inauguração do terminal de contêineres em Suape, nesta sexta-feira (12), ao lado da governadora Raquel Lyra.
mais notícias
+