O deputado federal questiona, na publicação, informações sobre o processo contra Débora Rodrigues dos Santos, que pode ser condenada a até 14 anos de prisão.
04 de abril de 2025 às 11:50 - Atualizado às 11:50
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Foto: Reprodução
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a repercutir nas redes sociais, na quinta-feira, 3 de abril, ao publicar um vídeo em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta segue em tramitação no Congresso Nacional. (Veja vídeo abaixo).
Na gravação, o parlamentar menciona o caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que escreveu com batom a frase “perdeu, mané” em uma estátua do Supremo Tribunal Federal (STF) durante os protestos. Nikolas questiona informações sobre o processo contra Débora Rodrigues dos Santos, que pode ser condenada a uma pena de até 14 anos de prisão.
Nikolas também chegou a comparar a anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes ao movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Durante a gravação, ele traçou um paralelo entre Rosa Parks e Débora.
Rosa Parks foi uma ativista dos direitos civis nos Estados Unidos que, em 1955, recusou-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus segregado na cidade de Montgomery, no estado do Alabama. Sua prisão desencadeou um boicote ao sistema de transporte local, movimento que foi liderado por Martin Luther King Jr. e se tornou um marco na luta contra a segregação racial no país.
“A injustiça contra uma mulher virou um marco de uma luta coletiva. Lá foi um ônibus, aqui um batom. Débora, casada, mãe de 2 filhos pequenos, cabeleireira, condenada a 14 anos de cadeia. Seu crime? Escrever ‘perdeu, mané’ em uma estátua com batom. Mas isso você já deve saber. A pergunta que fica é: se ela tivesse escrito ‘Fora Bolsonaro’ em vez de ‘perdeu, mané’, Moraes e Dino teriam condenado ela da mesma forma?” afirmou o deputado.
O parlamentar fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do processo sobre os atos do 8 de janeiro. Conforme o deputado, manifestantes de esquerda envolvidos em atos de “vandalismo” no passado não receberam punições tão severas.
"O Brasil já anistiou torturadores e corruptos. Negar perdão a manifestantes é escolher punir apenas quem tem menos poder. Ou colocam todos os envolvidos da esquerda que já fizeram o mesmo na cadeia, ou soltam os da direita para ficarem igual os da esquerda”, declarou.
Além da publicação, o deputado convocou uma manifestação em apoio à anistia, marcada para o próximo domingo, 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. O vídeo rapidamente viralizou, ultrapassando 5 milhões de visualizações no Instagram e sendo compartilhado em diversos perfis.
2
18:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+