16 de abril de 2025 às 09:58 - Atualizado às 10:23
MPPE identifica 286 comissionados na Câmara de Petrolina e apenas 25 efetivos e recomenda concurso Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, recomendou à Câmara de Vereadores de Petrolina que revise seu quadro de pessoal. O objetivo é corrigir a desproporcionalidade entre o número de servidores efetivos e comissionados.
A Promotora de Justiça Cintia Micaella Granja, responsável pela recomendação, ressaltou que a Câmara Municipal possui 25 servidores efetivos e 286 servidores comissionados. No entendimento do MPPE, o elevado número de cargos comissionados não se justifica, nem mesmo em razão da natureza das atividades da Casa Legislativa.
Diante dessa situação, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina recomendou que a Câmara realize, no prazo máximo de 180 dias, estudos técnicos para redimensionar o número de cargos comissionados. Tal estudo deve assegurar o respeito ao princípio constitucional do concurso público como meio de acesso aos cargos da administração pública.
Uma vez concluído o estudo, a Câmara deve apresentar, dentro de 30 dias, um plano de ação com cronograma para implementar as medidas para equilibrar o número de servidores comissionados e efetivos. Além disso, a Câmara deve informar trimestralmente ao MPPE sobre o andamento das medidas adotadas.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quinta-feira (10).
Da redação do Portal com informações do MPPE
1
2
3
20:18, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Poderão participar quaisquer cidadãos interessados, inclusive gestores escolares, educadores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência.
O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que a gestão municipal realize a nomeação de guardas municipais para atingir efetivo mínimo de 200 agentes.
O promotor de Justiça responsável pela ação levou em consideração que o último certame organizado pela gestão municipal foi realizado no ano de 2007.
mais notícias
+