Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morre aos 81 anos pai do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Em decorrência do falecimento, o senador não irá participa da sessão de encerramento da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20).

Isabella Lopes

08 de novembro de 2024 às 15:27   - Atualizado às 15:29

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não participa da sessão de encerramento da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) nesta sexta-feira, 8 de novembro, devido à morte de seu pai, Helio Cota Pacheco, que faleceu aos 81 anos, por causas naturais.

"O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não participa da sessão de encerramento da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), marcada para esta sexta-feira (8), em razão do falecimento de seu pai, o senhor Helio Cota Pacheco, ocorrido nesta madrugada, em Belo Horizonte", afirmou a assessoria de imprensa da presidência do Senado, em nota, nesta sexta.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A presença de Pacheco era esperada para o encerramento do evento na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que o presidente do Senado não participaria mais, mas não deu detalhes sobre o motivo.

O evento antecede o G20 que ocorre no Rio de Janeiro no dias  18 e 19 de novembro deste ano. Os representantes das Casas Legislativas de 17 países estão em Brasília para o encerramento do P20. 

Rodrigo Pacheco após a notícia da morte de seu pai, foi para Belo Horizonte, junto com sua família. 

Segundo a Folha de Pernambuco, Hélio Cota Pacheco foi comerciante em Minas Gerais. Ele chegou a ter uma distribuidora de bebidas Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro. Ele deixa seus dois filhos e três netos. Pacheco é o caçula, tendo um irmão mais velho. Sua mãe, a professora Marta Maria Soares, faleceu antes do parlamentar entrar para a política e se divorciou de Hélio Pacheco.

O senador nasceu em Porto Velho, capital de Rondônia, mas sua família viveu a maior parte de sua trajetória na cidade de Passos, na região de Varginha.

Com informações Estadão Conteúdo 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:22, 16 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Advogado João Neto e momento da agressão.
Rejeitado

TRE barra candidatura do advogado João Neto após condenação por violência doméstica

A condenação pelo crime previsto no artigo 129, § 13, do Código Penal foi confirmada, por unanimidade, pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

André Mendonça e Alexandre de Moraes.
Justiça

STF encerra sessão com 4x3 para julgar Alexandre de Moraes e André Mendonça separados; Dino pede vista

A Corte enfrenta uma crise institucional sem precedentes, com a divulgação recíproca de relatórios comprometedores e pedidos mútuos de investigação. 

Sede do STF.
Nomeação

STF: presidente eleito poderá indicar três ministros até 2030 por conta de aposentadorias; veja quem sai

O número de indicações ainda poderá aumentar caso algum outro magistrado opte por se aposentar antes da idade compulsória.

mais notícias

+

Newsletter