Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes nega prisão domiciliar para mãe de sete filhos condenada pelo 8 de janeiro

Segundo a defesa da ré, a solicitação de prisão domiciliar foi feita à Moraes devido às condições de saúde de Gisele e do "grave impacto" da prisão sobre os seus sete filhos.

Jameson Ramos

19 de junho de 2025 às 09:06   - Atualizado às 09:06

Gisele, condenada pelo 8 de janeiro, e os seus filhos.

Gisele, condenada pelo 8 de janeiro, e os seus filhos. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido de prisão domiciliar a Gisele Alves Guedes, condenada a 14 anos de prisão, em regime fechado, por participar dos atos de 8 de janeiro.

Segundo a defesa da ré, a solicitação de prisão domiciliar ao STF foi feita devido às condições de saúde de Gisele e do "grave impacto" da prisão sobre os seus sete filhos.

Os advogados afirmaram, ao Pleno News, que não há provas robustas, nem individualização de conduta no processo. Além disso, a defesa aponta que Gisele Alves está sofrendo com penas "absolutamente desproporcionais".

Dos seus sete filhos, três são menores de 12 anos, sendo um deles um bebê de 1 ano de idade. 

Os advogados ressaltam que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente " garantem tratamento especial a mães de filhos pequenos, sobretudo quando presentes comorbidades como o enfisema pulmonar, doença que debilita seriamente a custodiada. Além disso, tratados internacionais ratificados pelo Brasil, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica) e as Regras de Bangkok da ONU, reforçam esse direito à prisão domiciliar como medida proporcional e humanitária".

Veja Também

A defesa está recorrendo da decisão do ministro.

"Perdeu, mané"

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira, 13, o recurso apresentado por Débora Rodrigues dos Santos, a cabeleireira que, durante a invasão de 8 de janeiro, pichou "Perdeu, mané" na estátua da Justiça, localizada em frente ao prédio do Tribunal.

Com essa decisão, Debora foi condenada a uma pena de 14 anos, sendo que deve cumprir 12 anos e meio em reclusão, um e meio em detenção e pagar 100 dias-multa, cada um deles no valor de um terço do salário-mínimo.

Os advogados da ré argumentaram que os magistrados deveriam descontar os dois anos em que Débora permaneceu em prisão preventiva, levar em conta a confissão da cabeleireira e também os dias referentes à remição de pena por trabalho ou estudo.

No entanto, a Corte optou, em unanimidade, em manter a punição, considerando a ré culpada por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada e dano qualificado.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou que "a ré estava indiscutivelmente alinhada à dinâmica criminosa".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter