Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Michele Collins comemora aprovação de seu projeto que permite gestantes remarcarem TAF em concursos

A proposta da deputada Michele Collins visa corrigir uma situação de exclusão e desigualdade com as mulheres.

Eduarda Queiroz

05 de julho de 2025 às 13:41   - Atualizado às 13:43

Deputada federal Missionária Michele Collins.

Deputada federal Missionária Michele Collins. Foto: Divulgação

A deputada federal Missionária Michele Collins (PP-PE), autora do PL 3221/24, teve seu projeto aprovado nesta quinta-feira, 3 de julho, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. A iniciativa propõe que candidatas grávidas remarquem o teste de aptidão física previsto em concursos públicos.

A proposta visa corrigir uma situação recorrente de exclusão e desigualdade: a eliminação de mulheres gestantes por não poderem realizar testes físicos no momento exato determinado pelo edital.

“Nossa intenção é garantir que a maternidade não seja um obstáculo para o ingresso da mulher no serviço público. É uma questão de justiça e de respeito aos direitos fundamentais”, defendeu Michele Collins.

O texto aprovado na Câmara é um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG), que incorporou a proposta ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos. A medida, contudo, mantém o foco na ideia central concebida por Collins: assegurar que a gestação não seja tratada como um impedimento para a carreira pública.

Para usufruir do direito à remarcação do teste físico, a candidata deverá apresentar laudo médico e exame laboratorial que comprovem a gravidez. A nova data deverá ser compatível com o período pós-gestação, assegurando condições equânimes de avaliação física.

Veja Também

A proposta, no entanto, delimita que o benefício não se aplicará a provas orais, discursivas, psicotécnicas ou etapas que não exijam esforço físico.

“É inadmissível que, ainda hoje, mulheres sejam prejudicadas por exercerem sua maternidade. Precisamos mudar essa realidade e ampliar direitos”, afirmou a deputada Michele Collins.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:22, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter