Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mendonça Filho critica governo Lula por aumento do IOF: 'PT adora aumentar imposto'

O deputado federal afirmou que o novo reajuste compromete o consumo das famílias, encarece o crédito das empresas e penaliza duramente comerciantes,

Ricardo Lélis

23 de maio de 2025 às 20:52

Lula e Mendonça Filho.

Lula e Mendonça Filho. Fotos: Ricardo Stuckert / PR e Portal de Prefeitura

O deputado federal Mendonça Filho criticou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo governo Lula.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o novo reajuste compromete o consumo das famílias, encarece o crédito das empresas e penaliza duramente comerciantes, pequenos empresários e trabalhadores.

“Viu aí? Mais um aumento de imposto. O governo do PT adora aumentar imposto. A gente foi brindado de ontem pra hoje com o anúncio do aumento do IOF”, afirmou o deputado, ressaltando que o varejo, que já tem enfrentado dificuldades, será ainda mais prejudicado. “Vai tornar ainda mais difícil essa vida, afetando a geração de empregos e o preço final do produto para o consumidor. Todo mundo paga a conta: o pobre, a classe média. É mais uma dura medida desse desgoverno petista.”

O deputado também ironizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a quem apelidou de “Taxad” — em referência à política de aumento de impostos da atual gestão.

“O ministro Hadad, ou Taxad, como queiram, anunciou um recuo de ontem pra hoje, mas muito pequeno. No frigir dos ovos,  a carga tributária este ano vai aumentar em mais R$ 20 bilhões e, no próximo ano, estima-se um aumento de R$ 40 bilhões. O PT está tirando dinheiro do trabalhador e do empreendedor para financiar a desarrumação do governo.”

Veja Também

Especialistas do mercado financeiro apontam que o aumento do IOF causa impacto direto no dia a dia do consumidor e pode agravar o cenário inflacionário e de juros altos.

“Mais inflação, taxa de juros nas alturas e mais imposto: é a fórmula mágica do PT pra afundar o Brasil”, encerrou Mendonça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Recuo

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, o recuo na medida que aumentava para 3,5% a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre transferências de recursos destinadas à aplicação em fundos de investimento no exterior.

O novo decreto promove a "repristinação", ou seja, o restabelecimento do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter