Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mendonça diverge de ministros, no STF, e vota a favor da soltura de Fernando Collor

Em sua manifestação, André entendeu que a defesa do ex-presidente tem direito a mais um recurso para tentar reverter a condenação.

Gabriel Alves

28 de abril de 2025 às 19:03   - Atualizado às 19:17

André Mendonça, do STF, e Fernando Collor.

André Mendonça, do STF, e Fernando Collor. Fotos: Edilson Rodrigues/Agência Senado e Valter Campanato/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira, 28 de abril, a favor da soltura do ex-presidente Fernando Collor.

O voto do ministro foi proferido no julgamento no qual o plenário virtual da Corte decide se referenda a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente, condenado em um dos processos da Operação Lava Jato.

Apesar do voto de Mendonça, o Supremo já formou maioria de votos para manter a prisão. O placar é de 6 votos 1.

Em sua manifestação, o ministro entendeu que a defesa de Collor tem direito a mais um recurso para tentar reverter a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"Entendo que, havendo ao menos quatro divergências, são cabíveis os embargos divergentes também em relação à pena, pelo que o recurso em exame não se afigura meramente protelatório, mas integrante legítimo de seu direito à ampla defesa, e deve ser conhecido", decidiu Mendonça.

Veja Também

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Na quinta-feira (24) ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação.

Collor está preso no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. Por ser ex-presidente, ele cumpre a pena em uma ala especial. 

Após a prisão, os advogados fizeram um pedido de prisão domiciliar. 

O julgamento continua para a tomada dos votos dos demais ministros. A votação será finalizada às 23h59. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:25, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Edinazio Silva, presidente estadual do Solidariedade.
Convenção

Presidente estadual do Solidariedade diz que pretender eleger um ou dois deputados federais em Pernambuco

Edinazio Silva destacou que a formação da chapa e o trabalho desenvolvido nos municípios fazem parte do planejamento para fortalecer o partido na campanha.

Coronel Feitosa.
Eleições 2026

Deputado Coronel Feitosa oficializa candidatura à reeleição durante convenção do PL em Pernambuco

No cenário majoritário, o anúncio foi a oficialização da candidatura de Mendonça Filho ao Senado Federal.

Presidente Lula.
Avaliação

Pesquisa Genial/Quaest: Lula mantém aprovação em 48% e desaprovação em 47%

O levantamento entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

mais notícias

+

Newsletter