Presidente Lula. Foto: Reprodução
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que o petista poderá ficar de fora do primeiro debate da campanha presidencial de 2026, previsto para o dia 16 de agosto. As informações são do blog de Tainá Falcão, da CNN Brasil.
De acordo com interlocutores do presidente ouvidos pelo blog, a avaliação é de que Lula, por liderar as pesquisas de intenção de voto e ser o único candidato do campo da esquerda no confronto, tende a concentrar os ataques dos adversários durante o encontro.
Entre os principais concorrentes estão nomes da direita, como Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão), que devem participar do debate.
Apesar da análise feita por aliados, a campanha de Lula ainda não tomou uma decisão sobre a presença do presidente no evento. Segundo as fontes consultadas pelo blog, a participação em debates deverá ser definida individualmente, conforme o cenário político e o andamento da disputa eleitoral.
Outro fator considerado pela equipe do petista é que a data do primeiro debate coincide com o lançamento oficial da candidatura de Lula, programado para ocorrer no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde o presidente iniciou sua trajetória política.
Integrantes da base aliada do presidente Lula, avaliam que a decisão do governo dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros deverá ganhar espaço no debate eleitoral de 2026.
Nos bastidores do Palácio do Planalto, a expectativa é de que o tema seja utilizado pelo presidente como um dos principais argumentos políticos durante a campanha presidencial.
De acordo com aliados do petista, Lula deve manter o discurso de que a medida anunciada pela gestão do presidente norte-americano Donald Trump está relacionada à atuação política do grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse contexto, a estratégia também inclui direcionar críticas ao pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, apontando-o como corresponsável pelo cenário que resultou na adoção das tarifas pelos Estados Unidos.
1
2
08:48, 11 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Deputado estadual do PT afirmou que a declaração reflete sua opinião pessoal, apesar de o partido apoiar João Campos ao Governo do Estado.
Governadora de Pernambuco foi mencionada por candidatos durante debates no Ceará e em São Paulo ao tratarem de programas sociais e educação.
As autoridades terão cinco dias para informar se as formações fazem parte do projeto político-pedagógico da unidade prisional.
mais notícias
+