Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça determina que X retire do ar publicação de Nikolas Ferreira que liga PT a traficantes

Juiz entendeu que a postagem poderia provocar "transtornos e prejuízos imediatos à imagem e à honra objetiva" da legenda.

Ricardo Lélis

04 de novembro de 2025 às 18:30   - Atualizado às 18:30

Deputado federal Nikolas Ferreira.

Deputado federal Nikolas Ferreira. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou na segunda-feira, 3, que a rede social X (antigo Twitter) exclua uma publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em que ele se refere ao Partido dos Trabalhadores (PT) como "Partido dos Traficantes". A decisão foi assinada pelo juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília.

O magistrado atendeu a um pedido do PT, que moveu ação por danos morais contra o parlamentar.

Ele avaliou que a postagem, feita em meio à repercussão da operação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, poderia provocar "transtornos e prejuízos imediatos à imagem e à honra objetiva" da legenda.

A rede social tem até 48 horas para apagar a postagem, ficando, em caso de descumprimento, "sob pena de apuração de responsabilidade civil por danos decorrentes da sobredita publicação".

A publicação tem, até o início da tarde desta terça-feira, 4 de novembro, 36 mil curtidas, 6.400 compartilhamentos e 3.600 comentários.

Conteúdos Recomendados

Na decisão, Vieira destacou que a imunidade parlamentar de Nikolas Ferreira não se aplica a manifestações fora do exercício do mandato ou de ambientes institucionais.

"A postagem feita pelo réu, em plataforma digital de comunicação em rede social, não guarda relação com a atividade parlamentar, pois constitui mera opinião pessoal, sem natureza fiscalizatória ou intenção informativa e, portanto, desprovida de proteção pela imunidade parlamentar", escreveu.

O juiz reforçou que declarações feitas "em ambientes externos àquela casa legislativa, inclusive virtuais", só estão amparadas pela imunidade quando estiverem "estritamente vinculadas ao exercício do mandato".

Na mesma rede social, Nikolas se manifestou sobre a decisão afirmando que "a Justiça só vai atrás de quem é de direita, uma coincidência absurda".

Ele afirmou que a postagem foi "meramente uma resposta à esquerda que levantou 'PL PARTIDO DOS TRAFICANTES'".

O PT enviou uma notificação extrajudicial ao X após a disseminação de publicações que associam a sigla ao tráfico de drogas. Segundo o partido, a expressão "Partido de Traficantes" esteve entre os assuntos mais comentados da plataforma no fim de semana.

O partido pediu que o X adote medidas imediatas para barrar a campanha difamatória, a fim de "salvaguardar os direitos de personalidade" da sigla e evitar que as postagens causem "danos ainda mais gravosos".

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:38, 11 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Rodrigo Carvalheira.
Punição

Rodrigo Carvalheira é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável

Ao todo, seis mulheres procuraram a polícia para denunciar que foram abusadas pelo empresário.

SIMPERE acusa João Campos de calote dos precatórios e classifica manobra como ilegal e imoral.
Educação

Professores do Recife denunciam perda de R$ 124 milhões após leilão dos precatórios do Fundef

Simpere critica decisão da Prefeitura de antecipar receita e abrir mão de valores que poderiam ser aplicados na educação municipal.

Os cinco ex-vereadores de Jaboatão.
Decisões

Em Jaboatão, cinco ex-vereadores são condenados por nomearem funcionários fantasmas; veja quais

De acordo com as sentenças, todos foram responsabilizados por atos de improbidade administrativa e deverão ressarcir integralmente o erário, além de pagar multa.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter