Pernambuco, 13 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça manda Meta derrubar perfil de influenciador que chamou o Nordeste de "esgoto do Brasil"

A Defensoria Pública também pede que ele seja condenado a pagar uma indenização de R$ 1 por seguidor. Atualmente, o influenciador soma 976 mil seguidores nas redes sociais.

Cami Cardoso

02 de julho de 2026 às 11:36   - Atualizado às 12:14

Justiça manda Meta derrubar perfil de influenciador que chamou o Nordeste de "esgoto do Brasil"

Justiça manda Meta derrubar perfil de influenciador que chamou o Nordeste de "esgoto do Brasil" Foto: Reprodução

A Meta terá que suspender, em até dois dias, o perfil do influenciador Gabriel Silva, após determinação da Justiça. A medida atende a um pedido da Defensoria Pública de Pernambuco, que acusa o criador de conteúdo de disseminar ódio e xenofobia contra nordestinos, além de insultar a população de baixa renda e minorias.

Responsável pela decisão, o juiz José Alberto de Barros Freitas Filho, da 26ª Vara Cível da Capital, justificou que a liberdade de expressão não blinda indivíduos em casos de discursos de ódio e condutas discriminatórias.

Para o magistrado, o influenciador transformou o "preconceito e a ridicularização de grupos vulneráveis em uma engrenagem de monetização e espetacularização".

Em seus vídeos, Gabriel Silva chegou a afirmar que deveria existir um "visto" para que nordestinos pudessem sair de sua região natal, além de declarar que o grupo possui um "QI inferior" e que "nascem burros".

O criador de conteúdo também chamou o Nordeste de "esgoto do Brasil" e disparou que "cariocas, baianos e cearenses tinham que nascer presos".

Veja Também

Além da derrubada imediata do perfil, a Defensoria Pública pede que ele seja condenado a pagar uma indenização de R$ 1 por seguidor. Atualmente, o influenciador soma 976 mil seguidores nas redes sociais.

Xenofobia é crime?

A xenofobia é o preconceito ou aversão direcionada a indivíduos devido à sua origem, país ou região, manifestando-se frequentemente no Brasil como discriminação regional.

Longe de ser apenas uma postura hostil, essa prática configura um crime grave perante a legislação brasileira, respaldada pela Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989), que pune atos de discriminação baseados em procedência nacional.

A pena base prevê reclusão de um a três anos e multa. Contudo, quando o discurso de ódio é disseminado na internet ou em redes sociais, o crime torna-se qualificado, e a punição é endurecida, passando a ser de dois a cinco anos de prisão.

O Judiciário reforça que a liberdade de expressão não blinda preconceitos e que a dignidade humana é um limite absoluto, sujeitando os infratores a sanções criminais, perdas de perfis digitais e severas multas indenizatórias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:12, 13 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), candidatos a presidência.
Disputa

Pesquisa BTG/Nexus aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro com 48% e Lula 45%

A Nexus entrevistou 2.002 eleitores por telefone, entre 10 e 12 de outubro, a pedido do banco BTG Pactual. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Presidente TSE, Nunes Marques.
Argumentação

Nunes Marques suspende jornal de sindicato após pedido da campanha de Flávio Bolsonaro

A decisão foi tomada em sigilo, na semana passada, após a campanha do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) alegar que o sindicato teve sua estrutura usada para propaganda eleitoral.

Imagem ilustrativa de um atestado médico.
Demissão

Justiça mantém justa causa de funcionário flagrado atuando como pastor durante afastamentos médicos

Operador de produção apresentou 88 atestados em 2025; empresa usou fotos de eventos religiosos para comprovar atividades durante as licenças.

mais notícias

+

Newsletter