Pernambuco, 22 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eleições 2026: votos nulos e brancos não anulam o pleito, reafirma TRE-PE

Eles não são contabilizados como válidos nem destinados ou transferidos a qualquer candidato ou partido político. 

Ricardo Lélis

22 de setembro de 2026 às 18:50   - Atualizado às 18:50

Urna eletrônica.

Urna eletrônica. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Durante as eleições, é comum surgirem dúvidas sobre o que acontece quando a eleitora ou o eleitor vota em branco ou nulo. Essas opções não são contabilizadas como votos válidos e, portanto, não são consideradas na definição da candidatura eleita. 

O voto em branco ocorre quando a pessoa seleciona a opção “branco” na urna eletrônica e confirma a escolha. Já o voto nulo é registrado quando é digitado um número que não corresponde a nenhuma candidatura válida e a opção é confirmada. 

Embora sejam registrados de formas diferentes, os dois tipos de voto têm o mesmo efeito na apuração. Eles não são contabilizados como votos válidos nem destinados ou transferidos a qualquer candidato ou partido político. 

Voto nulo x nulidade da votação 

Mais de 50% de votos nulos não anulam uma eleição. A confusão ocorre porque o voto nulo escolhido pela eleitora ou pelo eleitor é diferente da nulidade de uma votação, que é uma questão jurídica reconhecida pela Justiça Eleitoral. 

A nulidade da votação pode ocorrer em situações previstas na legislação eleitoral e, dependendo do caso, levar à realização de uma nova eleição. Essa possibilidade não deve ser confundida com o voto nulo, que corresponde à escolha da pessoa durante a votação. 

Veja Também

Os votos brancos e nulos são registrados e divulgados nas estatísticas eleitorais, mas não participam da definição do resultado. A anulação de uma eleição, por sua vez, depende de hipóteses previstas na legislação e de decisão da Justiça Eleitoral.  

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Candidatos não podem ser presos

Candidatas e candidatos que disputam as Eleições de 2026 não poderão ser presos ou detidos desde o último sábado, 19 de setembro, conforme previsão do Código Eleitoral e do calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A regra começa a valer 15 dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro, e seguirá até 6 de outubro, 48 horas após o encerramento da votação.

Durante esse período, a prisão ou detenção de candidatos somente poderá ocorrer em caso de flagrante delito. A garantia é válida para todas as candidatas e candidatos registrados para participar da disputa eleitoral, independentemente do cargo ao qual concorrem.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:54, 22 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Joel da Harpa recebe apoio do Sinpol-PE
Eleições

Joel da Harpa recebe apoio do SINPOL-PE por forte atuação na Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe

A manifestação ocorre graças a um momento considerado histórico para a categoria. A pauta da paridade e integralidade foi objeto de intensa mobilização da categoria e foi veemente defendida pelo parlamentar. 

César Ramos em edição do 'Simbora com César'
Eleições

Em Igarassu, "Simbora Com César" reúne lideranças dos vereadores Saúba e China

A agenda integra a mobilização do candidato na região do Litoral Norte de Pernambuco durante a campanha para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Marília Arraes e aliados.
Suporte

Marília Arraes amplia apoios no Agreste e reforça campanha ao Senado em Pernambuco

Candidata do PDT recebeu adesões de lideranças de João Alfredo e quatro vereadores de Bom Jardim.

mais notícias

+

Newsletter