Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja acumula 24 viagens a mais do que Lula, mesmo sem cargo no governo

Em 2025, a primeira-dama visitou cinco países em seis agendas, inclusive, duas vezes como representante do Brasil.

Eduarda Queiroz

02 de junho de 2025 às 14:08   - Atualizado às 14:08

Lula e Janja entrando em avião.

Lula e Janja entrando em avião. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou à Presidência, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, já realizou 30 viagens internacionais e esteve em 35 países, passando ao todo 130 dias fora do Brasil, 24 a mais do que o próprio presidente, conforme informações do Poder360.

Em 2025, Janja visitou cinco países em seis viagens, inclusive, duas vezes como representante do país, mesmo que não exerça nenhum cargo público.

A primeira-dama cumpriu agenda em Roma para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) de 11 a 13 de fevereiro. Junto do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a viagem custou aproximadamente R$ 260 mil.

Entre os dias 26 e 30 de março, Janja esteve na França, acompanhada de cinco assessores, antecedendo a chegada de Lula, para participar da Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G). As diárias custaram, em média, R$ 18 mil.

A situação se repetiu nas idas ao Japão e à Rússia, quando a primeira-dama viajou novamente desacompanhada do presidente. A ida antecipada segundo ela, teve o objetivo de economizar os custos das passagens aéreas.

Veja Também

Em 2023, Janja acompanhou Lula em todas as viagens internacionais. No total foram 15 viagens, passou por 24 países e ficou 62 dias fora do Brasil. Em 2024, embarcou em 10 viagens, visitou 13 países e passou 41 dias no exterior.

Lula defende Janja

Em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no dia 29 de março, que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, continuará fazendo o que ela quiser. O petista foi questionado sobre as críticas da oposição à viagem de Janja a Paris.

Lula afirmou que a primeira-dama ' não é clandestina' e que o motivo da viagem foi um convite do presidente da França, Emmanuel Macron. 

"Primeiro, que a minha mulher não é clandestina. Ela não faz viagem apócrifa. Ela faz viagem porque foi convidada para fazer uma viagem, e não foi pouca coisa. Ela viajou a convite do companheiro Macron para discutir a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza", afirmou. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:31, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter