Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Equipe de Janja já gastou mais de R$ 1 milhão em viagens; primeira-dama não ocupa cargo no governo

A esposa do presidente conta com um grupo de pelo menos 12 assessores e viaja com aparato de segurança fornecido pelo Estado.

Fernanda Diniz

27 de março de 2025 às 17:51   - Atualizado às 18:17

Primeira-dama Janja.

Primeira-dama Janja. Foto: Reprodução/redes sociais

A equipe que acompanha a primeira-dama Janja da Silva já gastou mais de R$ 1,2 milhão em viagens desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os custos incluem despesas com transporte e diárias, apesar de Janja não ocupar um cargo oficial no governo.

Mesmo sem função formal, a esposa do presidente conta com um grupo de pelo menos 12 assessores e viaja com aparato de segurança fornecido pelo Estado, composto por policiais e delegados federais.

Em julho de 2024, Janja representou o Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, contrariando a prática adotada por Lula em seus dois primeiros mandatos, quando a primeira-dama não assumia compromissos oficiais.

Diante da atuação de Janja, a Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um parecer para definir os limites do papel dos cônjuges de presidentes da República.

Janja é desaprovada 

Metade dos eleitores que conhecem o nome da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, desaprovam sua atuação no governo Lula. A informação é de pesquisa realizada pelo PoderData divulgada na última sexta-feira, 21 de março.

Veja Também

De acordo com o levantamento, dos 83% de eleitores entrevistados que disseram conhecer Janja "bem" ou "conhecer de ouvir falar", 50% desaprovam sua participação no governo do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A participação dela é aprovada por 29%, enquanto 21% não souberam responder. A pesquisa foi realizada com 2.500.

Quando a avaliação é analisada de forma estratificada pelos recortes demográficos de sexo, idade, região, escolaridade, renda e religião, quem mais rejeita a primeira-dama são: eleitores da região Norte (57%), pessoas com mais de 60 anos (53%) e quem tem renda de dois a cinco salários mínimos (53%).

Em comparação com estudo de antes do início do mandato, a imagem dela está mais disseminada no imaginário do brasileiro. Em setembro de 2022, 28% dos entrevistados disseram ao PoderData conhecer "bem" Janja, enquanto 35% conheciam "de ouvir falar" e 37% não conheciam.

Agora, os 83% que a conhecem se dividem entre 46% que dizem conhecê-la "de ouvir falar" e 37% que afirmam conhecê-la "bem". Só 17% declaram não conhecer a primeira-dama.

A pesquisa ouviu 2.500 eleitores por ligação telefônica, entre 15 e 17 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:33, 15 Abr

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de trabalho digital.
Benefício

Jornada de Trabalho reduzida e auxílio-creche; veja o que muda para terceirizados e quais serviços

terceirizados que prestam serviço à administração pública agora têm direito ao benefício do reembolso-creche e à redução da jornada de trabalho

Ministro do STF, Gilmar Mendes
Declaração

Gilmar Mendes diz que não há base legal para CPI do Crime Organizado indiciar ministros do STF

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), indiciou os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes de responsabilidade

Ministro Alexandre de Moraes e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro
Falta

Eduardo Bolsonaro não comparece a interrogatório marcado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF

O inquérito apura a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras

mais notícias

+

Newsletter