A premiação celebra os 40 anos de criação do Ministério da Cultura e reconheceu mais de 110 nomes que contribuíram de forma significativa para a cultura brasileira.
Janja recebe de Lula a Ordem do Mérito Cultural. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A primeira-dama Janja Lula da Silva, foi uma das personalidades homenageadas com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2025, honraria concedida pelo Ministério da Cultura na terça-feira, 21 de maio.
A cerimônia, realizada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu mais de 110 nomes que contribuíram de forma significativa para a cultura brasileira. Janja se destacou entre artistas como Xuxa, Fernanda Torres, Ary Fontoura e Preta Gil, ao receber a medalha que celebra trajetórias de impacto no cenário cultural do país.
A OMC possui três graus de medalhas, sendo a Grã-Cruz de maior distinção. Também foram entregues medalhas de Comendador (para contribuições de destaque) e Cavaleiro (para contribuições relevantes em sua área).
Preta Gil, que também foi homenageada, não compareceu à entrega, pois está nos Estados Unidos para o tratamento de um câncer que descobriu em 2023. Seu pai, Gilberto Gil, foi quem a representou durante a cerimônia. Nas redes sociais, Preta repostou um registro em que o pai aparece recebendo o prêmio: "Para você, Preta Gil. Um grito, a cura."
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.
2
3
17:23, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
O trágico episódio aconteceu na manhã deste sábado, 21 de janeiro, na cidade de Praia Grande, famosa pelos passeios de balão.
O ex-chefe do Executivo passou por uma bateria de exames no hospital DF Star após se sentir mal durante agendas em Goiás na sexta-feira, 20.
Juliana caiu em um trecho perigoso da trilha durante a madrugada de sábado.
mais notícias
+