A premiação foi entregue pelo presidente e também contou com a presença da atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme 'Ainda Estou Aqui'.
Alceu Valença, Lia de Itamaracá e outros artistas recebem Ordem do Mérito Cultural. Fotos: Divulgação e Reprodução
Artistas como Xuxa, Fernanda Torres, Ary Fontoura e Preta Gil receberam uma honraria do Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), nesta terça-feira, 20 de maio.
A premiação foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a intenção de condecorar personalidades com "relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira."
Fernanda Torres, uma das homenageadas com a medalha Grã-Cruz, esteve junto de Walter Salles e Marcelo Rubens Paiva, que também receberam a honraria. Eles relembraram Eunice Paiva, mãe do escritor cuja história de vida foi o enredo do filme Ainda Estou Aqui, que concedeu um Oscar de Melhor Filme Internacional ao Brasil.
A OMC possui três graus de medalhas, sendo a Grã-Cruz de maior distinção. Também foram entregues medalhas de Comendador (para contribuições de destaque) e Cavaleiro (para contribuições relevantes em sua área), bem como a premiação de entidades envolvidas com a produção de cultura no Brasil.
Ao todo, mais de 110 artistas e personalidades foram homenageados.
Preta Gil, que também foi homenageada, não compareceu à entrega, pois está nos Estados Unidos para o tratamento de um câncer que descobriu em 2023. Seu pai, Gilberto Gil, foi quem a representou durante a cerimônia. Nas redes sociais, Preta repostou um registro em que o pai aparece recebendo o prêmio: "Para você, Preta Gil. Um grito, a cura."
Estadão Conteúdo
1
16:29, 23 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Ao todo, o governo federal vai destinar R$ 11 bilhões para 6,5 milhões de brasileiros.
As provas objetivas e de redação do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Segundo o órgão, a ferramenta busca ampliar a transparência nas ações de fiscalização.
mais notícias
+