Guga Chacra faz fortes críticas a Alexandre de Moraes Foto Montagem/Portal de Prefeitura
Durante participação no programa Em Pauta, da GloboNews, o jornalista Guga Chacra fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e alertou sobre o risco de o magistrado se tornar alvo de sanções internacionais. Segundo Chacra, autoridades americanas estudam a aplicação da Lei Magnitsky, que impõe restrições severas a estrangeiros acusados de violar direitos humanos.
De forma contundente, Guga afirmou que a atuação de Moraes, especialmente ao determinar o bloqueio de perfis de brasileiros que vivem legalmente nos Estados Unidos, está sendo vista com extrema preocupação. “O ministro Alexandre de Moraes está impedindo cidadãos americanos e residentes permanentes nos Estados Unidos — que também são brasileiros — de usarem redes sociais. Isso, para muitos aqui, é inaceitável e fere diretamente a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão”, afirmou o jornalista.
A possível sanção, que incluiria bloqueio de contas bancárias, proibição de uso de cartões de crédito e restrição de acesso ao sistema financeiro dos EUA, pode atingir duramente o ministro. “Se um banco permitir que ele tenha uma conta, esse banco pode ser impedido de operar em solo americano”, explicou Chacra.
A movimentação política nos Estados Unidos envolve nomes importantes como o senador Marco Rubio, que já defendeu a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. Para os republicanos, o ministro estaria usando seu cargo para censurar vozes dissidentes — o que, segundo Guga Chacra, pode criar um precedente perigoso.
“Hoje é com o Paulo Figueiredo. Amanhã, pode ser comigo, com outro jornalista, com qualquer cidadão. A política não pode calar a liberdade de expressão”, disse Chacra, em tom de alerta.
A declaração gerou repercussão e levanta um debate delicado sobre os limites das decisões do Judiciário brasileiro e seus reflexos internacionais. Até o momento, o governo americano não confirmou nenhuma sanção formal, mas a possibilidade acendeu um sinal de alerta nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
3
09:07, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+