Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Guga Chacra faz fortes críticas a Alexandre de Moraes na Globo News

O jornalista diz que ministro do STF pode sofrer punições severas sob a Lei Magnitsky por cercear a liberdade de expressão de brasileiros nos EUA.

Portal de Prefeitura

22 de maio de 2025 às 15:27   - Atualizado às 15:33

Guga Chacra faz fortes críticas a Alexandre de Moraes

Guga Chacra faz fortes críticas a Alexandre de Moraes Foto Montagem/Portal de Prefeitura

Durante participação no programa Em Pauta, da GloboNews, o jornalista Guga Chacra fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e alertou sobre o risco de o magistrado se tornar alvo de sanções internacionais. Segundo Chacra, autoridades americanas estudam a aplicação da Lei Magnitsky, que impõe restrições severas a estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

De forma contundente, Guga afirmou que a atuação de Moraes, especialmente ao determinar o bloqueio de perfis de brasileiros que vivem legalmente nos Estados Unidos, está sendo vista com extrema preocupação. “O ministro Alexandre de Moraes está impedindo cidadãos americanos e residentes permanentes nos Estados Unidos — que também são brasileiros — de usarem redes sociais. Isso, para muitos aqui, é inaceitável e fere diretamente a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão”, afirmou o jornalista.

A possível sanção, que incluiria bloqueio de contas bancárias, proibição de uso de cartões de crédito e restrição de acesso ao sistema financeiro dos EUA, pode atingir duramente o ministro. “Se um banco permitir que ele tenha uma conta, esse banco pode ser impedido de operar em solo americano”, explicou Chacra.

A movimentação política nos Estados Unidos envolve nomes importantes como o senador Marco Rubio, que já defendeu a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. Para os republicanos, o ministro estaria usando seu cargo para censurar vozes dissidentes — o que, segundo Guga Chacra, pode criar um precedente perigoso.

“Hoje é com o Paulo Figueiredo. Amanhã, pode ser comigo, com outro jornalista, com qualquer cidadão. A política não pode calar a liberdade de expressão”, disse Chacra, em tom de alerta.

A declaração gerou repercussão e levanta um debate delicado sobre os limites das decisões do Judiciário brasileiro e seus reflexos internacionais. Até o momento, o governo americano não confirmou nenhuma sanção formal, mas a possibilidade acendeu um sinal de alerta nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:07, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter