Aviso de Chuva da Apac para região de Pernambuco Imagem: Reprodução/Redes Sociais
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou nesta quarta-feira, 1° de abril, um alerta para chuvas com intensidade moderara a forte que devem ocorrer na noite desta quarta (1°) e madrugada de quinta (2).
Segundo o órgão, a precipitação deve atingir a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão.
A agência mantém o acompanhamento contínuo das condições atmosféricas e atualiza os avisos conforme a evolução do quadro.
O alerta laranja representa um estágio intermediário de atenção. Esse nível indica possibilidade de transtornos causados pelas chuvas, como alagamentos, deslizamentos e dificuldades no trânsito.
A Apac utiliza essa classificação para alertar a população sobre a necessidade de maior vigilância sem caracterizar, ainda, uma situação de emergência generalizada.
A recomendação principal envolve o acompanhamento das informações emitidas pela Defesa Civil de cada cidade. O órgão orienta moradores de áreas de risco a redobrar os cuidados durante o período de validade do alerta.
A Defesa Civil também orienta a evitar deslocamentos desnecessários em momentos de chuva intensa e a observar sinais de risco, como rachaduras em imóveis, deslizamentos de terra e aumento do nível de canais e rios.
Também é recomendado que moradores mantenham calhas e ralos limpos para facilitar o escoamento da água da chuva. A medida ajuda a reduzir pontos de alagamento em áreas residenciais. O órgão também orienta que a população evite atravessar áreas alagadas a pé ou de carro.
3
20:10, 06 Jun
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a previsão meteorológica da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), há possibilidade de chuva em praticamente todo o território pernambucano
A agência pernambucana elevou para a categoria laranja a previsão de precipitações entre quarta e quinta-feira (4).
No Sertão, apesar da ausência de previsão de precipitações, as temperaturas podem variar bastante. A mínima pode chegar a 16°C.
mais notícias
+