Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, faz piada sobre separar o Sul do restante do Brasil

Jorginho Mello, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também usou o espaço para destacar a boa relação entre os governadores do Sul.

Isabella Lopes

16 de junho de 2025 às 15:20   - Atualizado às 16:28

Governador de Santa Catarina, Joginho Mello.

Governador de Santa Catarina, Joginho Mello. Foto: Reprodução/Internet

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gerou repercussão após fazer uma piada com o movimento separatista “O Sul é o Meu País” durante um evento da construção civil realizado na quinta-feira, 12 de junho, em Curitiba, capital do Paraná. Ao lado dos governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), o governador fez um comentário "descontraído" sobre uma possível separação dos três Estados do restante do Brasil, arrancando risos da plateia presente.

“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, disse ele em tom bem-humorado.

Jorginho Mello, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também usou o espaço para destacar a boa relação entre os governadores do Sul e fez elogios tanto a Leite quanto a Ratinho. Ele se referiu aos dois como “presidenciáveis”, reforçando a movimentação de bastidores que envolve os nomes dos colegas como possíveis sucessores de Bolsonaro na disputa de 2026.

Ao comentar sobre a aliança entre os três Estados, Jorginho destacou:
“Nós temos uma grande parceria entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Trabalhamos alinhados e com foco no que é melhor para a população da região Sul”, afirmou o governador catarinense.

Em outro momento do evento, Jorginho voltou a "brincar", desta vez sobre a polêmica envolvendo a divisa entre Paraná e Santa Catarina. Em 2024, um erro de medição revelou que uma área equivalente a 500 campos de futebol, antes considerada paranaense, na verdade pertence a Santa Catarina.

Veja Também

“A gente passou a régua. Ele [Ratinho] foi generoso e deixou nós pegarmos. Mas não tinha muita coisa boa em cima, não”, disse Jorginho, aos risos.

O encontro dos três governadores em Curitiba não apenas expôs a boa relação entre os líderes do Sul, como também sinalizou possíveis rumos da corrida eleitoral de 2026. Em meio a piadas, elogios e especulações, o evento ganhou destaque por reunir três nomes cada vez mais mencionados no cenário político nacional.

Veja vídeo 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:17, 26 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo da Fonte recebe apoio de prefeitos de Venturosa e Inajá.
Articulação

Prefeitos de Venturosa e Inajá declaram apoio a candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A estratégia amplia o alcance do deputado tanto no Sertão quanto no Agreste, duas regiões importantes para a disputa eleitoral em Pernambuco.

Encontro entre Donald Trump e Lula nos EUA
Encontro

Brasil e EUA definem data de reunião para discutir tarifaço após conversa entre Lula e Trump

Segundo o Palácio do Planalto, o telefonema ocorreu de forma cordial e serviu para abrir um novo canal de diálogo entre Brasília e Washington.

Pesquisa da Quaest de segundo turno ao Governo de Pernambuco.
Levantamento

Pesquisa Quaest mostra Raquel Lyra com 47% e João Campos 37% em cenário de segundo turno

O resultado mostra vantagem de 10 pontos da governadora na simulação de uma eventual disputa direta contra o ex-prefeito do Recife.

mais notícias

+

Newsletter