Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Bastidores da Política

FUNDEB: MPPE e TCE-PE promovem curso com foco na auditoria e fiscalização

Durante a palestra, foram analisadas situações reais e estratégias para resolver os desafios apresentados.

25 de maio de 2024 às 10:46   - Atualizado às 19:50

A capacitação ocorreu no auditório da sede da Procuradoria da República em Pernambuco.

A capacitação ocorreu no auditório da sede da Procuradoria da República em Pernambuco. A capacitação ocorreu no auditório da sede da Procuradoria da República em Pernambuco.

Na última quinta-feira, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MPPE), em colaboração com a Escola de Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), organizaram um curso sobre o financiamento da educação com foco na auditoria e fiscalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

FUNDEB
A capacitação ocorreu no auditório da sede da Procuradoria da República em Pernambuco.

O evento, realizado no auditório da sede da Procuradoria da República em Pernambuco, situada no bairro do Espinheiro, Recife, teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e teóricos dos membros, servidores e assessores do MPPE, bem como dos conselheiros municipais de Educação e profissionais das redes de ensino.

A Promotora de Justiça e coordenadora do CAO Educação, Isabela Bandeira, enfatizou a importância de compreender o financiamento da educação para garantir a qualidade da educação básica. O palestrante, o auditor de controle externo do TCE-PE, Lúcio Genú, abordou o histórico e a estrutura atual do FUNDEB, além de discutir questões críticas e oferecer orientações para a atuação dos Promotores de Justiça e Auditores.

Durante a palestra, foram analisadas situações reais e estratégias para resolver os desafios apresentados, com destaque para a importância dos conselhos de acompanhamento (CACs-FUNDEB) na fiscalização do fundo. Lúcio Genú também incentivou a participação dos Conselhos na discussão e aplicação prática dos conceitos, ressaltando a necessidade de uma abordagem integrada entre as instituições de controle.

Da redação do Portal com informações do MPPE

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:20, 14 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Deputado federal Lula da Fonte (PP-PE)
Responsabilidade

LULA da Fonte vai relatar MP do enfrentamento da CALAMIDADE pública no RS

A Medida Provisória 1.248 aloca R$ 1,4 bilhão para recuperação do estado que ficou devastado após fortes chuvas em maio deste ano.

Ministro Alexandre de Moraes.
Resposta

Alexandre de Moraes: "Seria esquizofrênico eu, como presidente do TSE, me auto-oficiar"

O ministro afirmou, ainda, que todos os procedimentos foram realizados no âmbito de investigações já existentes, principalmente nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

Ministro Alexandre de Moraes e o ator José Abreu
Solicitação

José de Abreu diz que Moraes deveria "mandar fechar" a Folha de São Paulo

O ator falou publicou no X, depois da reportagem feita pelo jornal, onde afirma que o ministro pediu de forma ilegal que o TSE elaborasse relatórios para justificar as decisões sobre o inquérito das Fake News contra o ex-presidente Bolsonaro e aliados.

mais notícias

+