Pernambuco, 09 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

França quer construir prisão de segurança máxima na Amazônia para traficantes e radicais islâmicos

O ministro da Justiça francesa afirma que a estratégia é atingir o crime organizado em todos os níveis e que a prisão "será uma salvaguarda na guerra contra o narcotráfico".

Jameson Ramos

20 de maio de 2025 às 12:13   - Atualizado às 12:13

Presidente da França, Emannuel Macron.

Presidente da França, Emannuel Macron. Foto: Divulgação

A França planeja construir uma prisão de segurança máxima para traficantes de drogas e radicais islâmicos na Amazônia. A ideia do governo francês é erguer a unidade prisional próximo a uma antiga colônia penal em seu território ultramarino da Guiana Francesa.

O anexo de segurança máxima fará parte de uma prisão de 450 milhões de dólares (R$ 2,5 bilhões) com capacidade para 500 detentos. A construção do presídio está prevista desde 2017, mas a instalação não tinha objetivo de receber prisioneiros de segurança máxima da França continental.

O ministro da Justiça francesa, Gérald Darmanin, afirmou ao Jornal du Dimanche, que a prisão será inaugurada em 2028, no município de Saint-Lauent-du-Maroni. 

Segundo Darmanin, o anexo contará com 60 vagas "para retirar de circulação os perfis mais perigosos envolvidos no tráfico de drogas". O ministro aponta que da totalidade de vagas, 15 serão direcionadas para condenados por radicalismo islâmico.

"Minha estratégia é simples — atingir o crime organizado em todos os níveis. Essa prisão será uma salvaguarda na guerra contra o narcotráfico", disse Darmanin ao veículo francês. 

Veja Também

Ele reforça que a localização isolada da prisão na selva amazônica "servirá para isolar permanentemente os chefes das redes de tráfico de drogas de suas redes criminosas".

Segundo o g1, o anúncio gerou indignação em toda a Guiana Francesa. Jean-Paul Fereira, presidente interino da Coletividade Territorial da Guiana Francesa — uma assembleia com 51 parlamentares que cuida dos assuntos locais — afirmou que ficaram surpresos com o anúncio, já que o plano nunca foi discutido com as autoridades locais.

Para Fereira, a medida é desrespeitosa. Segundo ele, o acordo assinado em 2017 previa a construção de uma nova prisão apenas para reduzir a superlotação da prisão principal da Guiana Francesa.

"Embora todos os representantes locais tenham, há muito tempo, solicitado medidas fortes para conter o aumento do crime organizado em nosso território, a Guiana não deve se tornar um depósito de criminosos e pessoas radicalizadas vindas da França continental", escreveu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:45, 09 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno.
Mobilização

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno

O encontro definiu um calendário de atividades e uma coordenação conjunta para articular a mobilização das legendas em diferentes territórios do estado.

Flávio dino sobre emendas Pix.
Evidências

Dino expõe relatório com ameaça de assassinato contra ministros do STF: "já vai levar chumbo"

Uma das mensagens, que teve o autor ocultado por uma tarja preta, diz que o magistrado será "o primeiro a ser fuzilado", em razão de "ter proibido o acesso às armas". 

Flávio Bolsonaro e Lula
Eleições

Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno

A pesquisa ouviu 5.026 respondentes online entre 3 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter